
São Bernardo intensificou, nesta terça-feira (23/06), a Operação Aquece São Bernardo 2026 para ampliar o atendimento à população em situação de rua diante da previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte e do aumento da sensação de frio ao longo do dia.
Lançada em 1º de junho, a iniciativa mobiliza equipes da rede de proteção social em regime de 24 horas, com rondas diárias por toda a cidade e atenção especial aos locais com maior concentração de pessoas sem abrigo.
O município também ampliou a capacidade da Casa de Passagem, que passou de 150 para 180 vagas por noite e oferece dormitório, alimentação e espaço para higiene pessoal.
“Temos uma rede integrada de proteção à população mais vulnerável que atua 24 horas durante o inverno para garantir direitos e preservar o bem-estar dessas pessoas. Além das abordagens e da oferta de abrigo, nossas equipes distribuem cobertores, alimentos e orientações”, afirma o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Henrique Kabeça.
A Defesa Civil de São Bernardo também reforçou as orientações de segurança para os dias de baixas temperaturas. O órgão recomenda cautela no uso de métodos improvisados de aquecimento, como lampiões e fogueiras, sobretudo em ambientes fechados, devido ao risco de incêndios e à redução da qualidade do ar. Aquecedores elétricos também exigem atenção, especialmente quanto às condições das instalações elétricas.
Com o frio, a recomendação é garantir abrigo seguro e aquecido para crianças, idosos, pessoas em situação de maior vulnerabilidade e animais de estimação.
Operação Aquece São Bernardo – Canais para acionar as equipes de abordagem (24 horas):
- GCM: 153 ou WhatsApp e telefones (11) 99231-7784 e (11) 99231-6599;
- Casa de Passagem – Abrigo Central: Rua Tapajós, 10, Centro;
- Moradia provisória – Riacho Grande: Via Anchieta, km 31, nº 1.000, acesso pela marginal, ao lado da balança.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
