Relacionadas

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de São Bernardo intensificaram as ações de prevenção e orientação sobre hipertensão. A mobilização integra a programação do Dia Nacional de Combate à Hipertensão, celebrado em 26 de abril, e amplia o atendimento com foco em diagnóstico precoce e controle da doença.
Na UBS Batistini, os residentes da equipe e-Multi receberam os pacientes ao longo da manhã da última sexta-feira (24/04) com distribuição de material informativo, aferição da pressão arterial e oferta de amostra de sal de ervas, alternativa que reduz o consumo de sódio na alimentação.
A farmacêutica da unidade e preceptora do programa de residência de São Bernardo, Lívia Guazzelli, explica que a hipertensão arterial apresenta maior incidência na população negra e entre homens a partir dos 35 anos. “Há predisposição genética, mas os hábitos de vida também têm peso importante. Fumantes, pessoas sedentárias e com alimentação inadequada enfrentam maior risco de desenvolver a doença”, afirma.
A farmacêutica apontou que o preconceito e a baixa adesão ao tratamento figuram entre os principais desafios no controle da hipertensão. “Muitas pessoas não reconhecem a pressão alta como doença. Iniciam o uso da medicação, mas interrompem quando os níveis estabilizam. A continuidade do tratamento garante a manutenção da saúde”, ressaltou. Ela também reforçou a importância do acompanhamento regular. “Por se tratar de uma enfermidade que, muitas vezes, não apresenta sintomas, o monitoramento preventivo é essencial”, completa.
A iniciativa partiu dos residentes de Atenção ao Câncer da UBS Batistini: o farmacêutico Leonardo Soares Gallani, a nutricionista Gabriela Borsero Lima, o fisioterapeuta Leonardo Ventura Duarte e o enfermeiro Pietro Naglieri Papou.
As UBSs de São Bernardo permanecem preparadas para atender pacientes com hipertensão e funcionam como porta de entrada para todo o cuidado necessário, além da atenção básica. Informações sobre endereços e horários de funcionamento das 35 unidades estão disponíveis no portal oficial da Prefeitura.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
