ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Luiz Marinho é franco favorito

Vila São Pedro ainda sofre com a falta de saneamento / Foto: Forlan Magalhães

No próximo domingo, os mais de 574 mil eleitores de São Bernardo terão uma importante missão: eleger 28 dos 635 candidatos a vereador. No entanto, vale ressaltar que a escolha deve ser bem pensada, visto que, neste ano, 40% dos projetos apresentados pelos atuais vereadores foram irrelevantes. Diante de uma cidade com tantos problemas em relação à saúde, infraestrutura, educação, entre outros, os vereadores se preocuparam demasiadamente com nomeação de ruas e criação de datas comemorativas.

Também no dia 7 de outubro, os munícipes escolhem seus candidatos a prefeito – administrador que receberá orçamento de, pelo menos, R$ 3,7 bilhões para manter equipamentos públicos e solucionar problemas como a melhoria do atendimento médico e redução da fila de espera por consultas, exames e tratamentos com médicos especializados nos postos de saúde.

Newsletter RD

Para isso, Ademir Silvestre (PSC) pretende reabrir os prontos-socorros imediatamente. “Claro que tem uma burocracia, porque o pronto-socorro do Riacho Grande o prédio está invadido. Mas temos de trabalhar no dia seguinte para reabrir os prontos-socorros. É preciso também voltar a garantir o convênio com a Fundação [ABC] para garantir médico e remédio”, opina o ex-secretário de Habitação.

Já Aldo Santos (Psol) promete uma revolução na área da saúde. “Pretendemos romper o contrato com a Fundação ABC, que é oneroso para o poder público, e abrir contratação de médicos para oferecer um bom salário, especialmente as especialidades”, garante o candidato, que considera ‘um absurdo que uma cidade com tal orçamento tenha uma saúde tão precária’.

Deputado estadual, Alex Manente (PPS) aposta no investimento nos profissionais para melhorar a saúde e reduzir a fila de espera por atendimento. “Então nós trabalharemos firme para, em janeiro, abrir concurso para trazer 1.500 médicos para a rede de saúde. Além disso, trabalharemos firmemente para melhorar a condição de salário e condições de trabalho desse profissional e faremos uma rede própria de equipamentos de exame”, diz.

A representante do PSTU na disputa eleitoral, Ligia Gomes, também defende a contratação de médicos, mas é contra o convênio com a Fundação ABC. “A falta de médicos tem a ver com a precariedade da contratação, porque eles não tem plano de carreira que permite que eles continuem aqui por muito tempo. A gente precisa discutir o plano de carreira desses profissionais e democratizar a participação deles na pasta”, pontua Ligia.

Hospital das Clínicas
Luiz Marinho (PT), que é candidato à reeleição, admite que há fila de espera por atendimento ortopédico e oftamológico. Não há cirurgias neurológicas e 30% dos partos têm de ser feitos em outras cidades – problemas que serão resolvidos, de acordo com o atual prefeito, a partir da entrega do Hospital das Clínicas, que só deverá funcionar completamente no final de 2013. “A partir da entrega, o Hospital Anchieta vai atender apenas oncologia e HMU vai atender exclusivamente saúde da mulher. E no segundo mandato nós vamos criar as policlínicas para responder o problema de especialidade”.

Com 765.463 habitantes, São Bernardo tem frota de 316 mil carros, segundo o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), número que contribui para o congestionamento cada dia maior na cidade. A fim de melhorar o fluxo de veículos na cidade, Ademir Silvestre pretende investir em 26 obras viárias caso seja eleito.

Aldo Santos acredita que o transporte público é a chave para melhorar este gargalo. Para isso, Santos quer reduzir o preço da passagem e municipalizar o serviço de transporte em São Bernardo e ainda articular com os governos estadual e federal a expansão da linha do metrô até a região do ABCD.

Assim como Santos, Ligia Gomes defende a redução da tarifa de ônibus. Por meio da municipalização, a candidata diz ser possível cobrar R$ 1 por viagem. Corredores de ônibus também estão nos planos de Ligia Gomes.

“Nós temos uma série de ações que serão implementadas. A primeira é utilizar o corredor da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) dos trólebus para os ônibus circularem nas regiões centrais da cidade”, defende Alex Manente, que propõe a criação do bilhete único e a expansão do metrô para São Bernardo.
Além de contar com a linha 18 do metrô no município, o prefeito Luiz Marinho planeja construir 12 corredores de ônibus e duplicar vias como a Estrada Samuel Eisenberg.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes