
O comércio da região se prepara para o Dia do Consumidor, que será neste sábado (15/03) com anúncios nas lojas físicas e no e-commerce. A data, importante para celebrar a boa relação entre vendedores e clientes, também deve ser vista com cuidado e as ofertas não devem gerar compras por impulso, segundo orienta o advogado Rafael Rios, presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) subseção de Santo André.
Para o presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Evenson Dotto, a data, como outras é boa para estimular o comércio como um todo. Segundo ele, as campanhas criam um clima para o consumo até de competição entre as lojas. “Qualquer um que faça uma promoção, ativa o comércio, motiva as pessoas a saírem às ruas. Tem lojas que aproveitam para trazerem ofertas ou lançar novos produtos e isso é sempre saudável para as vendas, estimulando até mesmo aquele comerciante que nem ia fazer nenhuma ação promocional, mas faz até para não ficar para trás diante dos concorrentes. Até mesmo nessa briga de gigantes do e-commerce as pequenas empresas ganham, porque a data ‘Dia do Consumidor’ é destacada e as pessoas passam a buscar ofertas”, diz.
Dotto considera também que o Dia do Consumidor é uma data para celebrar a relação de consumo e para conscientização das pessoas em conhecerem e buscarem seus direitos. “É uma oportunidade para as pessoas se informarem sobre o Código de Defesa do Consumidor, saber o que têm direito e receberem exatamente aquilo que compraram, com um atendimento de qualidade”, completa o presidente da Acisa.
Valter Moura Júnior, presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) disse que o setor deve aproveitar ao máximo o Dia do Consumidor, identificar as oportunidades e aproveitar o apelo da data nas vendas.
A unidade da Lojas CEM, em São Bernardo, 30 produtos em promoção, segundo o gerente Cesar Augusto Ribeiro. Ele disse, por exemplo, que tem colchão que baixou o preço de R$ 1.098 por R$ 998. A ação resulta em melhor faturamento no mês. “Não podemos divulgar nossos números, mas com certeza conseguimos um avanço de vendas o que é bom sendo o primeiro trimestre do ano”, disse Ribeiro.
“Valorizamos a data e divulgamos também fora da loja, entregamos panfletos nas ruas para atrair o consumidor. Temos produtos em promoção que batem as ofertas do mercado. Além disso, o carnê próprio oferece vantagens como parcelas sem juros em até 10 vezes para alguns produtos e as menores taxas de financiamento do mercado financeiro”, garante o gerente.
Na rede de lojas de departamentos, Casas Bahia, o Dia do Consumidor é celebrado com oferta de 10% de desconto para todos os produtos que podem ser comprados pelo aplicativo. O desconto vale para a primeira compra pelo app. A rede Lojas Marisa, de confecções oferece no mínimo 20% de desconto em todos os produtos do seu site. O mesmo percentual é oferecido pela rede Multicoisas, em seu site, para compras feitas até 16 de março.
Direitos
São muitos anúncios que podem induzir o consumidor a comprar aquilo que não precisa, e ofertas que nem sempre são, de fato uma vantagem em termos de preço para o cliente. “O consumidor deve tomar cuidado com a emoção, cuidado com propostas muito vantajosas ou empresas inidôneas, além dos golpes que permeiam a internet, no caso das compras online”, diz o advogado.
Além dos cuidados de verificar se a empresa vendedora é idônea, o que pode ser feito por buscas em sites especializados, como o Reclame Aqui, o Rios diz que nem sempre o anúncio de uma promoção reflete o menor preço daquele item. “Eu recomendo fazer pesquisa, obter pelo menos mais três ofertas do mesmo produto, isso para falar no mínimo. Hoje é muito fácil comprar então tem que ter esse cuidado”, recomenda.
Nas compras online, Rios orienta que o consumidor tem sete dias para exercer seu direito de arrependimento e não precisa nem justificar o motivo, após esse período ele só pode devolver ou trocar se o produto não for o que ele comprou ou se estiver com defeito ou danificado. Já nas compras presenciais, nas lojas físicas, o arrependimento não é possível. Porém há outras situações em que o consumidor precisa estar atento, como vendas de outros produtos, a chamada venda casada, vedada pelo Código de Defesa do Consumidor. “É importante que o consumidor não se sinta pressionado a comprar nada que ele não queira. Se não tiver certeza que aquele produto ou serviço é benéfico para si, não tenha receio de dizer não”, destaca o especialista em Direito do Consumidor.
Apesar da avalanche de promoções que pode até sufocar o consumidor e induzi-lo a comprar o que ele não precisa a data é muito boa, segundo Rios, para marcar a boa relação entre o comércio e os clientes. “A data surgiu do discurso do presidente americano John Kennedy, em 1962, a partir dali começou-se a falar sobre os direitos do consumidor, que até então não se falava”, relata.
No seu discurso ao Congresso, há 63 anos, o presidente dos EUA disse que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido. Essa fala provocou debate nos Estados Unidos em em todo mundo, tornando-se um marco na defesa dos direitos dos consumidores.
Selo
A rede supermercadista com origem no ABC e que conta com 34 lojas atualmente, a Coop, conquistou este mês, justamente no Mês do Consumidor, o Selo RA- Reclame Aqui, que é um reconhecimento da relação de boas práticas na forma como lidar com os problemas que são trazidos pelos clientes. Para a analista de atendimento de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, pela sigla em inglês) da Coop, Monique Mendes Roque, essa foi uma conquista que precisa ser alimentada dia a dia, pois a empresa é auditada mensalmente e a qualidade do atendimento não pode cair.
“Fomos melhorando a nossa reputação nos últimos anos e em 2024 fomos indicados para o prêmio do Reclame Aqui, não fomos os ganhadores pois isso depende de votos também, mas neste ano estamos inscritos novamente. O Selo RA já estamos reproduzindo nos nossos canais de comunicação e a conquista para nós é muito importante porque o Reclame Aqui é muito consultado por pessoas que querem saber da reputação das empresas”, comemora Monique.
Monique diz que todos os processos, que internamente são questões tratadas como manifestações de clientes, e não somente reclamações, são tratados com foco no cliente. Se é referente a um produto o cliente pode escolher se vem trocar ou se nós levamos até ele. Depois a questão é apurada internamente para saber onde ocorreu o problema, que pode ser do fabricante, do transporte, do armazenamento ou da disposição para venda. “Criamos um ciclo em que todos os setores se falam e isso tem surtido efeito. Nesse dia do consumidor o lema é o Cliente no Foco, e a Coop vai apresentar diversas campanhas para o dia. Importante é manter esse nosso padrão de atendimento, porque tirar uma avaliação com nota 10 é fácil, mas uma nota zero tem peso multiplicado por três, então manter é o desafio”, completa a analista.