Alemão vai contar trajetória de vida em livro

Está previsto para novembro deste ano o lançamento do livro que vai contar a história de vida de Francisco Duarte de Lima, o Alemão Duarte. Atualmente exercendo a função de secretário sindical do PT de Santo André, Alemão se destaca pela trajetória de superações.

Francisco Duarte foi alfabetizado aos 20 anos de idade, depois que chegou ao ABC. Antes, trabalhou em lavoura no Ceará, sua terra natal. Em São Paulo, trabalhou no comércio e também como servente de pedreiro.

Newsletter RD

Foi quando ingressou na indústria metalúrgica, no entanto, que começou a ocupar cargos de destaque no movimento sindical. Alemão se tornou o responsável pelas negociações sindicais da Volkswagen do Brasil.

“Nesta caminhada de metalúrgico vim para direção do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, não só como dirigente, mas numa responsabilidade de representar além da categoria metalúrgica, também os trabalhadores da Volkswagen além da unidade Anchieta”, explica Alemão Duarte.

O sindicalista teve atuação decisiva em momentos delicados na relação entre empresa e trabalhador. Em 1998, por exemplo, a Volks anunciou que faria sete mil demissões, mas depois de argumentos do sindicato os desligamentos foram revistos.

Em entrevista ao RDtv, Alemão Duarte falou seu trabalho realizado no Mova (Movimento de Alfabetização de Jovens de Adultos no ABCDMRR). “Me identifiquei muito por causa da minha história de 20 anos que não sabia ler e escrever”, revela.

Atualmente, Alemão está cursando pós-graduação em Direito Municipal em Políticas Públicas na Faculdade de Direito de São Bernardo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes