ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Câmara vota ainda hoje o projeto do Frei Galvão

A Câmara vai votar ainda hoje o projeto que homenageia Frei Galvão. Os partidos orientam suas bancadas. Antes, cialis os deputados se revezaram na tribuna fazendo discursos a favor e contra a instituição do feriado nacional. O PSDB apresentou um requerimento para votar em primeiro lugar o projeto do Senado e não o da Câmara. O projeto do Senado cria o feriado nacional no dia 11 de maio de 2007. O projeto da Comissão de Educação da Câmara estabelece o dia de Frei Galvão, generic mas sem o feriado.

O líder do PSDB, sale Antonio Carlos Pannunzio (SP), defendeu a aprovação do projeto do Senado. “Isso não vai abalar as finanças e a economia do País, mas será uma profunda demonstração de respeito da crença da maioria dos brasileiros”, afirmou Pannunzio, ressaltando que Frei Galvão será o primeiro brasileiro a se tornar santo na presença do Papa no Brasil. O tucano argumentou ainda que, se o projeto da Câmara for aprovado, voltará ao Senado para nova votação e não haverá tempo para a homenagem no dia 11 de maio de 2007. A pauta do Senado está obstruída com 11 medidas provisórias.

Newsletter RD

O mesmo argumento foi utilizado pelo deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), que está presidindo a sessão. “É o primeiro santo brasileiro e o feriado é só um dia em 2007. Se voltar para o Senado, eles vão aprovar o feriado e a Câmara, mais uma vez, vai ficar como mauzinha e o Senado como bonzinho”, disse.

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) criticou o feriado. Disse que o Brasil é um País laico. “O Congresso não deve legislar sobre essa matéria”, afirmou Valente. O deputado José Linhares (PP-CE), que é padre católico, disse que o importante é a “homenagem do coração”. “A nós, padres e Igreja Católica, não nos interessa por ser feriado. Queremos a devoção do coração. Essa é a posição verdadeira do cristão”, discursou.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes