Devido ao aumento na procura pelo curso de Psicologia, a Fundação Santo André (FSA) ampliará o número de turmas do curso para atender melhor os alunos. A partir de 2024, uma nova turma no período vespertino será incluída na grade do curso, que atualmente possui 840 alunos nos períodos matutino e noturno.
Em entrevista ao RDtv, a professora e coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário Fundação Santo André, Marlene Zola, destaca que a matriz curricular do curso e o reconhecimento do mesmo são fatores que podem ter contribuído com o aumento na procura. “O curso de Psicologia conta com disciplinas de formação que prepara o aluno em três ênfases (área clínica; políticas públicas e práticas comunitárias; gestão organizacional e do trabalho) e, essa formação possibilita que o aluno atue nos mais diversos campos da psicologia”, afirma a professora.
Marlene reforça ainda que a grade possui mais de 800 horas de estágio, o que possibilita que os alunos aprendam e entender aquilo que é passado nas aulas teóricas de maneira mais prática. “Temos estágios em todos os ênfases que ensinamos, que englobam parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde de Santo André em que nossos alunos podem trabalhar nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da cidade, atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e também na Delegacia da Mulher ajudando vítimas de violência física, moral e sexual”, ressalta.
Além disso, a vivência prática reflete na qualidade do atendimento público prestado pela Clínica-Escola, sendo mais de 1000 atendimentos gratuitos por mês para crianças e adultos, colocando os estudantes em contato com a realidade da saúde mental da população e proporcionando uma formação sólida atrelada ao desenvolvimento das habilidades de comunicação, atendimento, escuta e reflexão essenciais aos futuros psicólogos.
O curso de Psicologia da FSA recebeu em 2023 nota 4 na Avaliação do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que é uma prova escrita aplicada anualmente para avaliar o desempenho dos estudantes dos cursos de ensino superior brasileiros. A nota máxima possível é 5 e, desta forma, o curso de Psicologia da Fundação Santo André é o mais bem avaliado do ABC “Essa nota só confirma a qualidade da matriz curricular, corpo docente e estrutura do campus voltados para que o estudante possa explorar todo o seu potencial para se preparar para o mercado de trabalho”, finaliza Marlene.