Com a nova gestão no Governo Federal, os municípios estão aguardando as primeiras medidas para conseguir investimentos. Na área de Educação, um dos principais pedidos é a volta do financiamento federal para obras e programas educacionais. Em entrevista ao RDtv, nesta segunda-feira (09/01), a chefe desta Pasta em Diadema, Ana Lucia Sanches, ressaltou essa necessidade, além de algumas iniciativas regionais que são aguardadas.
A secretária relembrou que diversas cidades conseguiram grandes investimentos a partir da parceria federal. Santo André, por exemplo, obteve verba para a construção de 10 creches. Diadema conseguiu investimentos para o programa de educação integral.
“(Nas outras gestões de Lula) vivemos nos municípios um período muito importante de apoio financeiro. Na educação integral, por exemplo, tinha o programa Mais Educação e havia m repasse federal que auxiliava os municípios no desenvolvimento. Hoje qualquer programa é de financiamento único e exclusivo dos municípios”, explicou.
Outro ponto dito por Ana Lucia é a dificuldade encontrada para conseguir emplacar novas propostas dentro do Simec (Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle), que também acaba conversando com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e acabou gerando, nas palavras da secretária, uma “roleta” para saber quem conseguiria algum financiamento ou aporte na Educação.
Para a educadora, o modelo de repasses na área da Educação deve levar em conta as características de cada município, assim atendendo com maior atenção os principais gargalos. No caso do ABC, um dos pedidos é que a Universidade Federal do ABC possa ter o curso de pedagogia para a formação dos professores. Algo que já foi repassado para a instituição a partir do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, na qual Ana Lucia é a líder do GT Educação.
Diadema

Enquanto aguarda as primeiras possibilidades de conversar com o Ministro da Educação, Camilo Santana, a secretária aponta que o saldo de investimentos em Diadema na Educação é “positivo”. “Quando foi feito o plano de governo muitas coisas queríamos fazer e outras eram vontades. Há pouco tempo pegamos o plano e vimos que já fizemos 95% do que queríamos”.
Além da construção do Quarteirão da Educação, a cidade celebra a contratação de mais de 530 educadores nos primeiros 18 meses de governo e a aprovação de um projeto de lei que permite a contratação de outros 350 ao longo do próximo biênio. Outros destaques feitos pela secretária é a valorização dos professores e a ação para conseguir proporcionar qualidade na retomada dos alunos após a fase mais grave da pandemia do Covid-19.