
Em cada grupo de 20 eleitores da região, um está com alguma irregularidade no seu título e se não correr, não poderá votar este ano. Termina dia 4 de maio o prazo para a regularização do título de eleitor e 121.273 moradores do ABC ainda estão com pendências junto à Justiça Eleitoral e, portanto estão com seus títulos cancelados.
Segundo o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), São Caetano é a cidade com maior número de títulos irregulares; são 24.401 documentos com pendências. Mas proporcionalmente ao eleitorado Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra são as cidades com maior quantidade de títulos irregulares; nelas de cada dez títulos dois está com algum tipo de problema.
De acordo com a corte eleitoral paulista se considerado o número de eleitores aptos na última eleição, em 2020, os títulos com problemas correspondem a 5,79% dos mais de 2 milhões de eleitores do ABC, mas em São Caetano o número de irregularidades é alto e chega a 17,12%. Em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra o percentual de títulos de eleitor com pendências a serem regularizadas é mais alto ainda; ultrapassa os 20%.
Em números absolutos São Bernardo vem em segundo lugar e títulos irregulares. São 22.845 documentos com pendências, mas o número corresponde a apenas 3,68% do número dos eleitores aptos a votar na eleição passada. Santo André vem na sequência com 21.225 documentos com alguma irregularidade, ou 3,73% do eleitorado.
O eleitor tem apenas até quarta-feira (04/05) para regularizar o seu título. Tanto o alistamento eleitoral quanto a regularização do título podem ser feitos digitalmente pelo Atendimento Online do TRE-SP, acessando https://www.tre-sp.jus.br/eleitor/atendimento-online/atendimento-online.
A Justiça Eleitoral disponibiliza quatro pontos de atendimento presencial ao eleitor do ABC. Em Santo André o endereço é Alameda Giovanni Battista Pirelli, 155 – V.Homero Thon, telefone 4998-3443; em São Bernardo, o local é o Poupatempo (alameda Nicolau Filizola, 100 – Centro, telefone 2833-8308; o Poupatempo de Diadema é outro local para informações da Justiça Eleitoral, o endereço é rua Amélia Eugênia, 397- Centro, telefone 2168-3761; em Mauá o atendimento é na avenida Antônia Rosa Fioravanti, 1654.