
Moradores de Santo André que tentaram agendar a vacinação contra a covid-19 para o posto de saúde mais próximo de casa não conseguiram. O sistema da Prefeitura apenas aceitava agendamento para um dos três postos de vacinação na opcão drive-thru. A Prefeitura não relatou problemas no site e informou que já a partir da segunda-feira (19/04) o agendamento foi liberado para os postos de saúde.
Valmira dos Santos tentou agendar a vacina para o irmão José Valter dos Santos, de 65 anos, no posto, pois seria muito mais prático perto de casa. “Eu tentei várias vezes e as únicas opções que aparecem são o Estádio Bruno Daniel, a Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) e no Grand Plaza Shopping, locais em que atendem pelo drive-thru. Estamos sem carro, mas podemos ir de taxi, o problema é se tiver fila e ficar esperando dentro do carro. Consegui ligar no 0800 da Prefeitura e me informaram que eu posso ir de taxi, descer lá e eles atendem quem está a pé, mas seria muito mais fácil de tivesse vacina no posto de saúde”, relata.
Apesar da dificuldade, Valmira agendou a vacinação do irmão para esta terça-feira (20/04). “A gente vai de taxi ou motorista de aplicativo, desce lá, depois pega outro para voltar”, planeja. O trajeto entre a casa dela e o estádio Bruno Daniel tem mais de quatro quilômetros. “E quem não tem condições de pagar um carro, e não tem quem leve? Se arrisca num ônibus cheio? No meu caso como a vacina está valendo ouro, achamos que vale o gasto”, afirma.
Maria Aparecida Oliveira Silva enfrentou a mesma situação, ao tentar vacinar o esposo que tem 66 anos. “Desde sexta-feira (16/04) tento agendar e não tem opção para marcar para o posto de saúde. Liguei na Prefeitura e disseram para agendar para um dos postos drive-thru e ir a pé, mas fiquei com medo de chegar lá e não atenderem, então não arrisquei”, disse a moradora da Vila Luzita. Maria ligou no posto de saúde do seu bairro e teve a informação de que se fosse nesta segunda-feira (19/04) mesmo, conseguiria vacinar o irmão. “Ele foi e deu certo, mas quem não liga no posto fica perdido”, completa.

Já a jornalista Ingrid Santos penou quatro dias para tentar marcar a vacinação dos avós José Álvares dos Santos Irmão, de 72 anos, e Maria José Alves dos Santos, de 74, e não conseguiu. Segundo Ingrid, o site dava erro a todo momento, pois tentava marcar a segunda doce da vacina. “Eles tomaram a primeira dose agendada no dia 23/03 na USF (Unidade de Saúde da Família) da Vila Luzita. Depois de 21 dias passei a tentar agendar a segunda dose como os funcionários do posto recomendaram, mas sem sucesso. Tentei do dia 13 ao dia 16”, comenta.
Ingrid disse que os avós estavam ansiosos com o tempo que tinha passado desde a primeira dose, quando teve a informação de que poderia vacinar sem agendar. “Meu avô foi, por teimosia mesmo, no posto comunicar o erro do site e lá disseram que outras pessoas também reclamaram e por isso, aos finais de semana, estavam vacinando todos sem agendar. Neste sábado (17/04) eles foram lá e se vacinaram”, disse a jornalista.
Em nota, a Prefeitura informa que a opção de agendamento para os postos de saúde não estava disponível no sistema, mas foi habilitada na segunda-feira (19/04). “Sete unidades realizam vacinação para covid-19. Com agendamento durante a semana e demanda espontânea aos finais de semana. Como a abertura da vacinação do público de 65 e 66 anos ocorreu no final de semana, apenas a opção drive-thru estava disponível. Nesta segunda-feira (19) o sistema já volta a apontar as unidades para agendamento”.