Cinema com ares de teatro em ‘Feliz Aniversário’

Parabéns a você, mas atenção – o aniversário é de mentirinha. Em Feliz Aniversário, às 20h10, no Telecine Cult, Catherine Deneuve é a matriarca que celebra mais um ano de vida. A família reúne-se para comemorar. Retorna a filha pródiga, Emmanuelle Bercot, e a confusão está formada.

Emmanuelle volta porque precisa de dinheiro. Quer convencer a mãe e os irmãos a venderem a casa, ou pelo menos comprarem a sua parte. Emmanuelle tem uma filha, que não vê há anos. A garota é criada pela avó. Tem um namorado negro. A mãe faz comentários racistas. Um dos irmãos, Vincent Mascaigne, realiza um documentário que deixa todo mundo nervoso. Ator, diretor e roteirista, Cédric Kahn veio ao Brasil na comemoração dos 30 anos da Imovision. Disse ao repórter que se havia inspirado em sua família. “São detestáveis, mas são minha família, e eu os amo.”

Newsletter RD

A casa, objeto de disputa, é personagem. “Conforme o momento”, esclarece o diretor, “é abrigo, casa de loucos, prisão. E é carregada de lembranças. Em certas cenas, a simples posição da câmera a transforma num teatro. E tem o entra e sai em portas de todos os lados.” Em O Discreto Charme da Burguesia, de 1972, Luis Buñuel já havia feito teatro nas cenas de refeições, à mesa. Feliz Aniversário é muito bom, e a Deneuve – magnífica.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes