O Atende Fácil de São Caetano, órgão que oferece acesso rápido a serviços municipais, estaduais e federais, retoma o atendimento presencial nesta quarta-feira (2/9), após mais de 5 meses fechado. No momento, apenas serviços que não podem ser concluídos sem a presença do cidadão serão disponibilizados. É o caso de emissão de RG, vacinação da Febre Amarela, e atendimento do Procon, por exemplo, todos com agendamento prévio através do site www.saocaetanodosul.sp.gov.br. Em Ribeirão Pires, os moradores já podem agendar a atualização do Cadastro Único na unidade.
Com apenas 30% de capacidade, o Atende Fácil funcionará das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, somente no endereço da rua Major Carlo Del Prete, número 651, Centro. O posto Express, no bairro Prosperidade, não será reaberto nesta fase. O atendimento remoto continua disponível pelo e mail atendefacil@saocaetanodosul.sp.gov.br. Agendamentos feitos anteriormente à pandemia deverão ser reagendados.
Serviços municipais das secretarias da Fazenda, Mobilidade Urbana, Vigilância Sanitária, Obras e Habitação, Saesa também serão atendidos na retomada, bem como cadastramento do Cidcard, cartão do SUS e cartão São Caetano; emissão do certificado internacional de vacinação, de antecedentes criminais; e Junta de Alistamento Militar. Com exceção do Detran, que está previsto para retornar dia 14 de outubro na cidade.
Para evitar a disseminação do novo coronavírus (covid-19), a unidade foi readequada para receber a população. Dispensers de álcool em gel foram disponibilizados na entrada e nas dependências do local, onde também terá agentes que medirão a temperatura de todos os usuários. Segundo a diretora da unidade rápida, Renata Evelyn de Oliveira, a normalização dos serviços só irá acontecer após a criação da vacina.
De acordo com a diretora, a previsão é que 50% dos atendimentos continuarão via internet, sendo que, presencialmente, o local atendia 3.500 solicitações diárias. “Não dá para termos certeza se a demanda será maior ou menor. Entretanto, se for como foi durante o fechamento presencial, o atendimento continuará grande”, comentou Renata, que acredita que o modelo virtual veio para ficar.
Durante a reabertura gradual, será permitido acompanhantes apenas no caso de atendimentos a idosos, pessoas com mobilidade reduzida, ou outra situação que seja necessário. O uso de máscara que cubra boca e nariz é obrigatório.
Ribeirão Pires
Em Ribeirão Pires, o posto do Atende Fácil, localizado na avenida Capitão José Galo, número 55, Centro, também retoma os atendimentos de forma gradativa nesta semana, com os devidos protocolos sanitários, para serviços como Banco do Povo e PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Desde julho, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania da cidade realiza atualização, orientações e agendamento de atendimento presencial para o Cadastro Único (CadÚnico).
Para agendar, os moradores devem entrar em contato pelo telefone 93287-6219/ 97258-1576, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. A atualização de dados do CadÚnico pode ser feita em caso de mudança de endereço, alteração de composição familiar, nascimento, falecimento, alteração de renda e de escola, e revisão de cadastro realizado há mais de dois anos.