
“Quando os smartphones chegaram, trouxeram mudança na fotografia. Todos passaram a fotografar mais, o que permitiu experimentação às pessoas. Hoje, existem aparelhos disponíveis no mercado que permitem realizar excelentes registros”, afirma Elcio Ohnuma, coordenador dos cursos de Fotografia da Panamericana Escola de Arte e Design.
O especialista, no entanto, ressalta que não é somente a qualidade do equipamento que faz a diferença. “O olhar de quem fotografa é fundamental”, afirma. Por isso, Ohnuma dá oito dicas para fazer melhores fotos, usando o celular. São pequenas mudanças de hábito que podem tornar as imagens inesquecíveis:
1 – Mude a perspectiva
Embora a tecnologia tenha avançado e as câmeras dos celulares estejam boas, o que agrega valor a uma foto é o olhar diferenciado. Experimente fotografar debaixo para cima, por exemplo, ou de uma posição nova. “Existe um exercício de criatividade, que é fotografar do ponto de vista de uma lagartixa: grudada na parede, escondida por trás de alguma coisa. Esse tipo de coisa produz resultados instigantes”, sugere o coordenador.
2 – Ajuste o foco
As câmeras dos celulares possuem foco automático, mas você precisa sempre direcioná-lo. Nas situações em que você está próximo do objeto a ser fotografado, o celular pode procurar o primeiro plano, que está em maior escala e, consequentemente, desfocar o fundo. Mas também existe a possibilidade de focar o fundo: basta selecioná-lo com o dedo e ele vai desfocar o objeto em primeiro plano. Vale lembrar que, caso o foco não esteja ajustado, não há chances de que a foto fique boa. Por isso, decida qual objeto deve ser colocado em destaque antes de clicar.
3 – Dispense o flash e verifique a iluminação do local
O flash é um recurso que ilumina somente um local e deixa o restante mais escuro do que estava. Por isso, o ideal é tentar enxergar no local qual luz vai agregar valor àquela imagem; pode ser uma janela próxima ou um spot de luz. “O bom fotógrafo busca a melhor luz, seja natural ou artificial. Lembre-se de que a pessoa, o objeto ou o que deve ser fotografado deve estar iluminado”, diz.
4 – Verifique se a lente está limpa
Diferentemente das profissionais, a câmera do smartphone fica a maior parte do tempo em contato com os dedos, no interior da bolsa, nos bolsos da calça ou da jaqueta, logo as lentes ficam sujas e engorduradas. Se você gosta de tirar fotos, mantenha as lentes limpas, para garantir registros mais belos.
5 – Não use o zoom
Definitivamente, o zoom digital das câmeras dos smartphones atuais não é um recurso interessante. Isso porque este recurso vai tirar resolução da imagem, assim como o zoom do computador. O melhor é usar o zoom ótico, com duas ou três lentes (alguns celulares já oferecem essa opção), ou comprar acessórios.
6 – Segure o celular com as duas mãos
Isso vai impedir que a imagem fique tremida ou desfocada. Porém, se a ideia é fazer uma selfie, procure deixar o braço bem firme, encostado no próprio corpo. Teste várias vezes até encontrar a melhor posição.
7 – Aposte sempre na câmera traseira do celular
Embora se mostre como melhor opção para as selfies, a lente frontal não tem a qualidade tão boa quanto a traseira. Muitas vezes o sensor tem menos da metade da qualidade do sensor da câmera principal. Portanto, se você deseja fotos com mais resolução, evite.
8 – Experimente aplicativos
Muitos apps de edição de fotos visam tornar a imagem ainda mais interessante e bem trabalhada. O download da maioria dos aplicativos é grátis, porém em alguns casos você tem de pagar pelos filtros mais especiais. Teste as possibilidades e escolha aquele que oferece filtros com mais variedade de cores e que são categorizados por tipo de foto e clima.