Educação, um desafio sem fim
Um desafio eterno de qualquer nação é a área da educação. Infraestrutura, preparação de profissionais, inclusão e sua modernização. Estes são apenas alguns pontos que sempre entram em discussão. A edição de maio da RD em Revista apresenta exemplos de que a evolução educacional, não apenas no ABC, mas em todo o País, é possível, desde que haja planejamento de todos os atores envolvidos.
Eterna promessa dos gestores, dar aos alunos a oportunidade de ter acesso ao conhecimento em período integral, virou realidade em 120 escolas da região. Os exemplos colhidos pela reportagem só demonstram um cenário possível para que crianças e adolescentes possam ter um melhor acesso ao ensino de línguas estrangeiras, de cursos profissionalizantes, esportes e cultura, ou seja, tudo aquilo que é oferecido nos principais países do mundo.
A infraestrutura é um desafio para que tal ação dê certo. Não temos muitos equipamentos preparados para dar aos alunos no contraturno a oportunidade de outros cursos. Para isso, os políticos com cargos eletivos têm um papel fundamental. Isso é visto, mesmo que de maneira tímida, no levantamento feito pela RD em Revista sobre as propostas dos seis deputados estaduais da região. A reforma das escolas estaduais é necessária. Deixar a aparência fechada para deixar o local atrativo é mais do que necessário para atrair a atenção dos estudantes.
Claro que melhorar a parte física dos equipamentos de ensino não pode ser pensado apenas para quem conta com sua mobilidade intacta. O acesso das pessoas com alguma necessidade especial deve ser pensado como prioridade, como já acontece em outras áreas, como o transporte público. Esta edição traz o exemplo do Instituto Rodrigo Mendes, que chegou a São Caetano para ajudar na formação de projetos que possam seguir o caminho, com a preparação de profissionais para fazer o melhor atendimento à pessoa deficiente.
O debate sobre os desafios profissionais também está nas universidades. Apesar do aumento substancial de instituições nas últimas décadas, sempre discutir a melhor forma possível de apresentar as disciplinas aos universitários virou motivo de discussões entre professores e envolvidos. Do ensino básico ao universitário, a RD em Revista busca dar ao leitor subsídios para pensar não apenas no futuro da educação, mas principalmente sobre o que podemos esperar lá na frente.
Boa leitura!!!