O Governo do Estado vai investir R$ 45,1 milhões através do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) nos próximos 12 meses na limpeza, manutenção e operação de 25 piscinões localizados na Região Metropolitana de São Paulo, dos quais 19 estão no ABC. A previsão do órgão é de remover 214 mil metros cúbicos de sedimentos depositados no fundo dos piscinões; manutenção de bombas e equipamentos eletromecânicos, com substituição de 11 bombas danificadas; remoção de lixo nas grades de entrada e saída dos piscinões; capina de mato na área dos reservatórios e serviço de vigilância e operação de bombas e comportas.
“Essa é uma ação fundamental para garantir a capacidade de retenção das águas das chuvas e minimizar o risco de inundações”, destaca o Superintendente do DAEE, Francisco Eduardo Loducca. “O Governo do Estado vem realizando a manutenção de 25 piscinões na Região Metropolitana em apoio aos municípios desde 2011. Nos últimos quatro anos, investimos R$ 86,7 milhões neste trabalho, com a remoção de mais de 874 mil metros cúbicos de sedimentos e substituição de 42 bombas”.
PISCINÕES BENEFICIADOS
| MUNICÍPIO | PISCINÃO | CURSO D’ÁGUA | |
| 01 | Mauá | Paço Municipal | Córrego Taboão |
| 02 | Mauá | Petrobras | Rio Tamanduateí |
| 03 | Mauá | Corumbé | Córrego Corumbé |
| 04 | Mauá | Jd. Sonia Maria | Córrego Oratório |
| 05 | Diadema | Mercedes Benz | Ribeirão dos Couros |
| 06 | Diadema | Piraporinha/Casa Grande | Ribeirão dos Couros |
| 07 | Diadema | Ecovias Imigrantes | Ribeirão Capela |
| 08 | São Bernardo | Vila Rosa | Ribeirão Couros |
| 09 | São Bernardo | Volks/ Demarchi | Ribeirão Meninos |
| 10 | São Bernardo | Praça dos Bombeiros | Córrego Rotary |
| 11 | São Bernardo | Chrysler | Córrego Chrysler |
| 12 | São Bernardo | Mercedes Paulicéia | Ribeirão Couros |
| 13 | São Bernardo | Canarinho | Córrego Saracantan |
| 14 | São Bernardo | Taboão | Córrego Taboão |
| 15 | São Bernardo | Ford Fábrica | Córrego Taboão |
| 16 | São Bernardo | Ford/Av.Taboão | Ribeirão Couros |
| 17 | São Bernardo | Capitão Casa | Córrego Casa Grande |
| 18 | São Caetano | São Caetano | Ribeirão Meninos |
| 19 | Santo André | Faculdade de Medicina | Ribeirão Meninos |
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
