Personagens de filmes e desenhos, brinquedos e recursos de interatividade protagonizam este ano as campanhas de Natal dos shoppings no ABC. Mas, e o Papai Noel sumiu? Não, o bom velhinho continua firme e forte no trono para contemplar e tirar fotos com as crianças e os pais, como reza a tradição, e até com pets. Mas os centros de compras investiram em novas fontes de atração e se reinventaram. Com isso, estão prontos para a festa, com mais atrativos e brilho e, assim, seduzir consumidores, não somente para postagem de fotos nas redes sociais, mas principalmente para gerar vendas.
E seduzir compradores conectados em ano de crise econômica foi um baita desafio em 2018, que apelou para outros elementos, além do Papai Noel, para conquistar o imaginário infantil e dos pais. “As crianças hoje têm mais informações, elas querem ver, tocar, experimentar e fotografar para a sua rede social”, resume Danielle Paulino, diretora comercial da empresa 2a1, especializada em soluções de cenografia. Com 40 shoppings do País na carteira, a empresa foi levada a produzir quase 100% da cenografia não tradicional.
Dois dos clientes da 2a1 são o Atrium, em Santo André, e o Mauá Plaza, ambos com viés em filmes e desenhos. Com o tema Feliz Natal Madagascar, inspirado no filme, o Atrium trouxe um Papai Noel e até um trono pet para tirar fotos com o bom velhinho. “Tudo animado com os personagens do filme, que elas adoram”, diz Vanessa Nery, gerente geral. Até 24 de dezembro, quem fizer compras no valor de R$ 200 no shopping concorre a um Fiat Argo 0km e leva de brinde um panetone Panco 400gr. Personagens em 3D, como o leão Alex e a zebra Marty, se preparam para a noite de Natal numa ambientação repleta de adereços, árvores, o trono do Papai Noel e um trenzinho safari, que a garotada paga R$ 10 para fazer percurso de 3 minutos. Com 250 lojas, o Atrium é de crescimento de 20% nas vendas e de um acréscimo de 10% no fluxo de visitantes, hoje de 580 mil/mês.
Em Diadema, o Praça da Moça mergulhou na história Alice no País das Maravilhas para lembrar que é Natal. A xícara maluca e até o chá da tarde do conto clássico, repleto de docinhos, os personagens como o coelho, a lebre e o chapeleiro maluco, Alice e o gato Cheshire, que convida a tirar fotos, enfeitam o cenário, que tem ainda a tradicional árvore de Natal e o trono do Papai Noel, numa espécie de livro aberto. “É uma atração diferente para encantar também os pais”, explica Daniel Lima, gerente de marketing, recém-chegado ao shopping. Além do cenário, a campanha investe em promoção. A cada R$ 300 em compras, o cliente ganha um panetone Panco 400 gramas (até dois por cliente) e um cupom para concorrer a um Citroën C4 Cactus. Com isso, o shopping espera um incremento de 12% nas vendas e 9% no fluxo em dezembro, normalmente de 25 mil a 30 mil visitantes. “Não temos vacância e estamos em crescimento”, comenta Lima, que planeja apostar em conveniências.
O Central Plaza, situado na divisa de São Caetano com São Paulo, apostou no sorteio de três Chery Tiggo2 automático 0km para quem fizer compras acumuladas no valor de R$ 250.
De brinde ainda ganha um Panettone Panco. A campanha segue até 6 de janeiro. O Mauá Plaza investiu em atividades educativas e lúdicas com as massinhas para modelar da Play-Doh. “Difícil encontrar quem nunca tenha brincado com massinhas. Elas encantam gerações e certamente resgatam memórias afetivas em muitos adultos, então nada melhor do que aliar todos esses sentimentos com o Natal”, enfatiza Ariane Oliveira, gerente de marketing.
Tecnologia
Em Santo André, o Grand Plaza embarcou no tecnológico. Com cenografia inspirada nas startups, a decoração oferece atividades interativas, como um tobogã, que remete aos escritórios de grandes empresas de tecnologia, e divide espaço com jogos com óculos de realidade virtual. No boulevard, uma peça expõe o “Ho-Ho-Ho”, clássica expressão do Papai Noel, e convida o público a criar, se divertir e compartilhar inúmeras fotos nas redes sociais. Ainda no estacionamento, um Papai Noel de 4 metros clica os clientes e disponibiliza as imagens na página do shopping no Facebook. Para completar, o Grand Plaza sorteará um carro Mitsubishi All New Outlander e 10 drones, num total de R$ 180 mil, para quem realizar compras a partir de R$ 300 até 31 de dezembro nas lojas, quase todas participantes. “Acreditamos num aumento de 10% nas vendas neste Natal”, estima Marcelo Krob, superintendente.
Inspirado em Paris, o Shopping ABC aposta nos heróis Ladybug e Cat Noir, da série Miraculous – As Aventuras de Ladybug, com cenários interativos. A casa da Marinette agita as crianças com um brinquedão e um grande escorregador caracol; e na Torre Eiffel um circuito de cama de gato e uma parede de escalada convidam à brincadeira. Uma árvore de Natal fica mais iluminada quando os clientes pedalam as bicicletas com tamanhos acessíveis a toda família, e uma caixa contém borboletas que voam e mudam de cor ao girar manivelas. Se o coração pedir, uma típica praça parisiense, com fonte dos desejos, convida a fazer doações para instituição de caridade. Os pets têm espaço com trono ao lado do Papai Noel. Com o cenário, o shopping espera obter crescimento de 10% na frequência de público e 14% nas vendas. Para atingir a meta, cliente que realizar R$ 400 em compras concorre a Mercedes CLA 180 e uma minimercedes.
Galinha Pintadinha agitará o Natal no Golden Square, em São Bernardo, com apresentações às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, entre os dias 1° e 23 de dezembro, para sessão de fotos. A participação é gratuita, mas é necessário retirar a senha pelo aplicativo do shopping. Uma grande árvore central promete agitar, com mini galinhas e um gira-gira em formato de ovinhos, mas tem de pagar R$ 10 para brincar nos ovinhos. O espaço conta com mesas de colorir, a Casa da Galinha Pintadinha e um corredor de elástico.
Vila natalina
Natal de Brincar é o tema do Metrópole, também em São Bernardo, que construiu uma vila natalina, centrada numa árvore de Natal com 9 metros de altura, que permite a criançada entrar para escorregar num tobogã que nasce no topo do pinheiro. As crianças também podem explorar a vila e visitar as casas, interligadas por uma ponte e um escorregador. Mauricio Morelato, superintendente, afirma que a ideia é oferecer experiências completas. “Mais do que as compras de Natal, diversão para as famílias e amigos”, comenta.
Desde 29 de outubro o ParkShoppingSãoCaetano está pronto para o Natal e desta vez homenageia os imigrantes italianos, ao recriar grandes clássicos, como a histórica Fontana di Trevi, monumento localizado em Roma, onde os visitantes poderão jogar moedas e fazer pedidos. Na decoração, as moedas arrecadadas serão doadas para o Fundo Social de Solidariedade. Quem visitar e fizer compras no shopping a partir de R$ 350 nas lojas participantes concorre a 8 Jeep Compass Sport.