ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Rússia culpa Israel por aeronave abatida por sistemas de defesa da Síria

A Rússia culpou Israel nesta terça-feira pela perda de uma de suas aeronaves de reconhecimento, abatida durante a madrugada pelos sistemas de defesa antiaérea sírios, turbinando as tensões entre Moscou e Tel-Aviv, duas partes que, até agora, evitaram um conflito direto na Síria.

Um porta-voz do Ministério de Defesa russo disse que o modelo Ilyushin-20 de design soviético foi derrubado pelos sistemas de defesa S-200 à medida que Damasco tentava se defender de ofensivas de quatro jatos F-16 sobre alvos do regime de Bashar Al-Assad.

Newsletter RD

Sergei Shoigu, que é ministro de Defesa da Rússia, falou com seu homólogo israelense, Avigdor Lieberman, após o abatimento da aeronave e advertiu-o sobre como Moscou “se reserva o direito de tomar medidas para responder”, de acordo com informações da pasta.

A perda de um avião poderia potencialmente desestabilizar a situação em torno da Síria. Israel lançou uma série de ataques contra alvos iranianos em território sírio antes, mas trabalhou com a Rússia para comunicar suas respectivas operações militares.

O porta-voz russo General Igor Konashenkov disse que Israel informou Moscou sobre o ataque iminente por uma linha compartilhada menos de um minuto antes da sua realização, tornando impossível para o comando russo retirar seus aviões de áreas potencialmente perigosas. “Como resultado das ações militares israelenses irresponsáveis, 15 oficiais russos morreram”, disse Konashenkov. (Dow Jones Newswires)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes