ABC - terça-feira , 30 de junho de 2026

México eleva juros e inflação pode superar estimativa

O Banco Central do México elevou as taxas de juros em 0,25 ponto porcentual nesta sexta-feira (20) e disse que a inflação neste ano e em 2009 pode ficar acima do previsto. A taxa de juros nos empréstimos de um dia entre os bancos subiu de 7,5% para 7,75% ao ano.

De acordo com o BC mexicano, o objetivo é reforçar as expectativas de inflação no médio prazo, que continuam bem ancoradas. A maioria dos participantes do mercado financeiro esperava que o BC mantivesse a taxa em 7,5% ao ano, mas que adotasse um tom mais duro no comunicado. Ao mesmo tempo, alguns analistas disseram que estavam preparados para uma alta de juros depois que a inflação anual subiu para 4,95% em maio, de 4,55% no final de abril.

O BC do México disse que o país não está sofrendo pressões inflacionários no lado da demanda, e que o contágio dos preços internacionais das matérias-primas (commodities) é limitado. “No entanto, a proporção de riscos para a inflação piorou. A inflação para o resto do ano e para 2009 pode ser um pouco maior que a prevista no último relatório”, diz o BC.

Em abril, a previsão oficial de inflação subiu 0,5 ponto porcentual. Espera-se que a inflação ao consumidor fique entre 4,5% e 5% no segundo e terceiro trimestres deste ano e entre 4,25% e 4,75% no quarto trimestre de 2008. A meta de inflação mexicana é 3% ao ano, algo que o BC espera alcançar no final de 2009.

Compartilhar nas redes

betpasgrandpashabetDeneme Bonusu Veren SitelerGrandpashabetPerabetcasibombullbahisjojobet girişjojobet günceldeneme bonusubetsmovematbetmatbetcasibomherkülbetdeneme bonusu veren sitelerMadridbetMadridbetJojobetJojobetgrandpashabetherkülbetherkülbetHoliganbetnakitbahisbeykoz escortJojobetПроститутки Бишкекаcasibomlunabetcasibomcasibomcasibomgrandpashabetgrandpashabetjojobetcasibomjojobetjojobetcasibomcasibom girişholiganbetBetpasjojobetjojobet giriştipobetimajbetjojobetbetcio