ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Sem chuva, governo pode reduzir vazão da usina de Sobradinho, diz ONS

O cenário de poucas chuvas na área de influência do Rio São Francisco e a perspectiva de os reservatórios das hidrelétricas instaladas nesse rio atingirem o volume morto até o final do ano podem levar o governo a reduzir, mais uma vez, a vazão da usina de Sobradinho para abaixo dos atuais 600 metros cúbicos por segundo. “Dá para reduzir mais, mas essa é uma decisão da ANA (Agência Nacional de Águas) e do Ibama, não é nossa”, disse o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata. “Hoje o setor de energia está passivo nesse processo, não somos obstáculo e infelizmente não podemos ser facilitadores”, completou.

Segundo Barata, a vazão poderia ser reduzida a um número limite de 540 a 550 m3/s, abaixo dos 600 m3/s atuais. Ele salientou, porém, que não fossem pelos reservatórios das hidrelétricas, a vazão no rio estaria abaixo dos 300 m3/s.

Newsletter RD

Ele minimizou o impacto que essa potencial redução traria na geração de energia. Quando a vazão foi reduzida de 700 m3/s para 600 m3/s, houve uma redução de 100 MW médios, considerando o efeito em cascata que a diminuição acarreta.

Barata admitiu, porém, que a redução aumentaria a complexidade operacional para Chesf, responsável pelas usinas, já que algumas das máquinas da usina de Xingó não poderão ser despachadas. “Mas não tem impedimento nenhum”, salientou.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes