
Inaugurado a menos de um ano, o Pronto-Socorro Infantil (PSI), do Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido, em São Caetano já enfrenta problemas com atendimento à população. Na terça-feira (21/3), pacientes iniciaram uma confusão generalizada com um médico gestor do hospital. O motivo, segundo os pacientes, foi a demora de mais de três horas no atendimento.
De acordo com a usuária Letícia Benites Henrique Freire, a espera da consulta passou de quatro horas. Letícia esteve no hospital com o filho Nicolas, de dois anos e que sofre com crises asmáticas por conta da bronquite. A mãe conta que chegou ao hospital pouco menos das 15h e às 19h a criança ainda não havia sido atendida.
“Tinha mais de 50 pessoas no hospital para serem atendidas e os médicos demoravam quase uma hora a cada atendimento. Informaram-nos que tinham cinco médicos no atendimento, mas quando reclamamos da demora com o gestor do hospital, dr. Eustáquio, ele riu da nossa cara e disse que não era padaria para chegar e já ser atendido. Uma falta de respeito”, diz.
Letícia conta, ainda, que uma médica irritada com o tumulto do hospital agrediu uma criança de dois anos e uma mãe. “Ela puxou a criança pelo braço só porque a mãe reclamou da demora e quis retirar o prontuário do filho. As enfermeiras tiveram de ajudar a mãe para que a médica largasse a criança, depois foram todos para a delegacia”, afirma.
Danielle Maria Carelli também passou pelos mesmos problemas com a filha Ana Beatriz. No dia 13 de março esteve no hospital com a filha, que estava com febre e suspeita de caxumba, e diz que em nenhum momento isolaram a criança, mesmo com o atraso no atendimento. “Simplesmente fiquei lá por horas, até um amigo nos levar a outro hospital para fazer os exames. Da outra vez que precisei do hospital, o médico deu o laudo errado e quando fui em outro hospital particular o quadro clínico tinha agravado”, conta.

A munícipe diz que a demora não ocorre somente o PS Infantil, mas também o atendimento de odontologia, onde correu o risco de perder um dente aguardando mais de um ano por uma consulta.
Procurada pela equipe do RD, a Prefeitura de São Caetano não se manifestou.
O Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido foi reinaugurado em 1º de julho de 2016. A revitalização, que custou aos cofres públicos mais de R$ 500 mil, contemplou a ampliação da emergência, dos consultórios e dos leitos de observação, com a criação de dois isolamentos, além da implantação das salas de coleta e de triagem.
Durante a reinauguração, a diretora clínica do Complexo Hospitalar Municipal, a médica Marcia Bataglia ressaltou que a revitalização era muito importante para também para os médicos. “Esse avanço vai melhorar as condições do atendimento de urgência e emergência às crianças”, completou.
O atende 24 horas por dia nas especialidades de Pediatria, Ortopedia Infantil, Cirurgia Infantil, Cirurgia Plástica Infantil, Radiologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Internações Pediátricas, UTI Neonatal, Centro Obstétrico, Maternidade e Cirurgia Ginecológica.