ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Premiê italiano se diz otimista com referendo sobre reforma constitucional

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, disse estar otimista de que o voto pelo “sim” vença o referendo do dia 4 de dezembro, que decidirá sobre uma reforma constitucional do país.

Entre as mudanças propostas por Renzi na reforma está uma mudança no sistema parlamentar da Itália e o cancelamento de alguns dos poderes atuais do Senado. Segundo o governo, a reforma pode acelerar o processo legislativo e deixar as gestões mais estáveis. Na prática, as mudanças acabam dando mais poder ao governo.

Newsletter RD

O premiê, que costuma se referir a essas mudanças como “a mãe de todas as reformas” prometeu renunciar ao cargo se o voto pelo “não” vencer. O gesto levantou preocupações com uma nova era de incerteza política, que poderia fazer partidos populistas ganharem poder.

Durante meses, as pesquisas mostraram o “não” à frente do “sim”, com a maior parte delas prevendo 54% dos votos contra a reforma. No entanto, uma grande parte dos italianos ainda está indecisa, o que deixa o resultado muito volátil. Fonte: Dow Jones Newswires.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes