MDIC avalia que superávit de janeiro está dentro do que é esperado para o ano

O diretor de Estatística e Apoio à Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Herlon Brandão, afirmou nesta segunda-feira, 1, que o resultado da balança comercial de janeiro está dentro do que é esperado para o ano. O saldo do mês passado foi positivo em US$ 923 milhões. Segundo ele, o MDIC estima que País vai fechar 2016 com um superávit comercial de US$ 35 bilhões.

O diretor disse que o patamar do dólar, que teve taxa média de R$ 3,34 em 2015, certamente será superior em 2016. “Vai favorecer a exportação e encarecer as importações”, afirmou.

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De acordo com Brandão, o mês de janeiro apresentou aumento na quantidade exportada (8,4%), ao mesmo tempo que houve queda nos preços (-20,4%). Pelo Lado das importações, houve retração tanto na quantidade (-26,7%) quanto nos preços (-12,4%).

O técnico usou como exemplo os baixos preços do minério de ferro, que chegaram em janeiro a US$ 26,2 por tonelada, o menor nível desde março de 2005. O valor do barril do petróleo em bruto chegou a US$ 30,7, valor mais baixo desde março de 2009.

Conta petróleo

Brandão destacou ainda que a conta petróleo apresentou em janeiro um superávit de US$ 394 milhões em janeiro, contra um déficit de US$ 685 milhões no mesmo mês de 2015. Segundo ele, o resultado foi pontual. “Esperamos redução do déficit da conta petróleo”, disse, destacando que o País deve continuar com aumento da produção e das exportações, além de continuar a queda das importações.

Ele informou que em janeiro houve um recuo de 60,6% na importação de combustíveis lubrificantes. A queda pode ser atribuída ao menor uso de termelétricas e à desaceleração da economia.

Veículos

Entre os destaques de exportação, estão os veículos, cujas vendas externas apresentaram crescimento em quantidade de 98% em janeiro. No total, foram exportadas 29 mil unidades no mês passado, contra 14,7 mil em janeiro de 2015.

A alta pode ser atribuída, principalmente, a um crescimento de 163,5% das vendas para a Argentina e de 101% para o México.

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