“Eu acredito que precisa ter uma revisão nesse processo, no projeto executivo que foi feito. Caso contrário, ficaremos sempre nessa expectativa do metrô chegar ao ABC”. Foi assim que o deputado federal Alex Manente (PPS/SP) resumiu sua ideia em relação ao projeto da linha 18-bronze que ligará Capital à região. Em entrevista exclusiva ao canal RDtv, nesta quinta-feira (12), o popular-socialista afirmou que o governo federal deu a oportunidade para que houvesse uma mudança na proposta. Manente defende que o monotrilho seja trocado pelo BRT.
O principal motivo para a ideia de trocar a modalidade da linha é o custo mais barato do BRT (Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por Ônibus) em relação ao monotrilho. A inspiração do parlamentar para a ideia vem das linhas construídas no Rio de Janeiro para o transporte dos torcedores durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.
“Tive a oportunidade de conhecer no Rio de Janeiro o BRT que foi montado para a Olimpíada e foi muito elogiada. É mais barato e conseguiria fazer com que o ABC tivesse a ligação de transporte coletivo de massa eficiente como se pretende com o metrô”, disse o popular-socialista.
A proposta da linha 18-bronze é de realizar uma obra de um monotrilho ligando a estação Tamanduateí (Linha 2-verde) até São Bernardo, passando por Santo André e São Caetano. A estimativa do governo estadual é que a obra de 15,7 quilômetros custe R$ 4,26 bilhões. Em comparação, a TransCarioca (BRT), que tem 39 quilômetros de extensão, teve o custo estimado em R$ 1,8 bilhão.
“Com o monotrilho, existem muitas duvidas, se pegarmos a questão da Vila Prudente que tem 2 quilômetros de monotrilho. Ele é questionado diariamente pelos usuários. É um monotrilho extremamente ruim, que não atende corretamente. É um modal caro, de difícil manutenção e que praticamente inviabiliza todos os quilômetros que o ABC precisa”, disse Manente (foto).
O deputado federal também revelou outra proposta para ligar a Capital paulista ao ABC por meio da Rodovia Anchieta. “A linha 18 beneficiará muito São Caetano, um pouco Santo André e um pouco São Bernardo. Para você beneficiar parte de Diadema e São Bernardo você precisa fazer a ligação via Anchieta do Sacomã (linha 2-verde). Essa seria a ligação que conseguiria atender praticamente todo o ABC e com um custo muito menor, e sem desapropriar, pela linha central”, explicou.
Atualmente o governo estadual espera a autorização do governo federal para angariar junto a investidores externos a verba necessária para começar as desapropriações. A estimativa é que sejam necessários cerca de R$ 600 milhões para esta etapa da obra, que será feita por meio de Parceria Público-Privada (PPP).