Ribeirão dos Meninos está entre os rios mais poluídos do Estado

Trecho do Ribeirão dos Meninos em São Bernardo (Foto: Google Maps)

A ONG SOS Mata Atlântica divulgou nesta semana levantamento que revela a qualidade de rios, lagos e córregos do Brasil. A pesquisa faz parte das ações do Dia Mundial da Água, comemorado neste domingo (22). Cada rio recebeu um IQA (Índice de Qualidade de Água), que poderia ser “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” ou “péssimo”.

No estado de São Paulo as análises foram feitas em 117 pontos de coleta, quatro deles no ABC. A região se destaca na pesquisa com um indicador negativo: a qualidade da água do Ribeirão dos Meninos, que passa por São Caetano e São Bernardo, foi considerada “péssima”. A avaliação é pior do que a verificada no ano passado, quando a qualidade era “regular”.

Newsletter RD

Apenas cinco pontos de coleta do Estado tiveram qualidade de água considerada como péssima, entre elas o Ribeirão dos Meninos. A análise do rio foi feita pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), em um ponto do rio que passa pela cidade.

Outros rios
O Ribeirão dos Couros e a represa Billings são outros locais do ABC escolhidos para integrar o levantamento. A análise do Ribeirão dos Couros foi feita pelo Centro de Sustentabilidade da Universidade Metodista. A qualidade da água foi considerada “ruim”.

No caso da Billings, foram feitas análises em dois pontos da represa: no Montanhão (realizada pela Metodista) e na região do Estoril (feita pela Universidade Federal do ABC). Em ambos os casos a qualidade de água foi considerada “regular”.

O rio Tamanduateí, que nasce em Mauá e passa por Santo André, São Caetano e São Paulo, também foi analisado, mas apenas na Sé, no centro da Capital. A qualidade foi classificada como “ruim”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes