Usuário de metrô não terá desconto na volta para Mauá

Terminal de Mauá, onde novas catracas foram instaladas

A prefeitura de Mauá quer dar início no dia 30 de agosto à integração entre ônibus municipais e trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

O convênio entre a administração municipal e a companhia estadual foi assinado no ano passado e prevê desconto de R$ 0,50 na ida e R$ 0,50 na volta. No entanto, o benefício não vai chegar àqueles passageiros que usam metrô, trem e ônibus para voltar para casa.

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Novas catracas foram instaladas tanto no terminal de ônibus de Mauá, quanto na estação central da CPTM. Os equipamentos estão programados para ler o SIM, novo cartão utilizado pelos usuários de ônibus da cidade, e que está substituindo o cartão DaHora.

Na semana que vem, representantes do governo Donisete Braga e da CPTM devem se reunir para definir os últimos detalhes do início da integração e bater o martelo quanto à data.

“Do ponto de vista técnico, está tudo pronto. Dia 30 é a data proposta, um sábado. Teremos uma reunião na semana que vem para sacramentar”, afirma o assessor especial da secretaria de Mobilidade Urbana de Mauá, Ricardo Peres.

Entenda na prática
Para entender porque os usuários de Mauá que usam metrô, trem e ônibus para voltar para casa não serão beneficiados com o desconto é preciso compreender como vai funcionar o passo a passo da integração. O RD procurou a secretaria de Mobilidade Urbana, que forneceu detalhes sobre o uso do benefício.

Ida
Quem mora em Mauá e trabalha em São Paulo, por exemplo, não vai enfrentar dificuldades para ser beneficiado pela integração. Quando o usuário pegar o ônibus municipal para ir ao Centro, vai passar o novo cartão SIM na catraca do coletivo e terá descontado R$ 3. Quando for pegar o trem, vai encostar o mesmo cartão na catraca da CPTM, e terá descontado R$ 2,50. Ou seja, vai economizar R$ 0,50 no trajeto de ida de casa para o trabalho.

“É um sistema semelhante ao de Barueri”, lembra Ricardo Peres. O município tem integração com os trens da CPTM desde 2007.

Volta
É na volta para casa que o usuário vai enfrentar percalços para garantir o desconto – e em alguns casos nem conseguirá o benefício –, porque o cartão SIM não será aceito em nenhuma outra estação, nem de trem, nem do Metrô.

Exemplo: um morador de Mauá que trabalha em São Caetano e vai voltar para casa. Para poder se beneficiar do desconto, este usuário vai precisar comprar na estação São Caetano um bilhete de papel específico para realizar a integração em Mauá, pelo preço de R$ 3.

Ao chegar em Mauá, ele terá que depositar o bilhete na catraca da CPTM e em seguida encostar o cartão SIM na mesma catraca, para validar a integração. Depois, ao encostar o cartão SIM no validador do ônibus, ele terá descontado R$ 2,50, sendo beneficiado, portanto, com economia de R$ 0,50 no trajeto de volta do trabalho.

Essa espécie de “bilhete-integração” de papel será vendido em todas as estações da CPTM, mas não estará disponível no Metrô. Quem, por exemplo, trabalha na avenida Paulista e mora em Mauá não terá o desconto na volta para casa porque não terá acesso ao bilhete: Vai pagar R$ 3 de Metrô, pegar o trem em Tamanduateí e depois pegar ônibus em Mauá, pagando a tarifa cheia de R$ 3.

Um dos motivos para essa burocracia foi a falta de acordo entre prefeitura e secretaria de Transportes Metropolitanos na hora de definir que cartão seria utilizado no retorno para Mauá. Se por um lado a administração defendia o uso do SIM, o governo estadual não abre mão do uso do BOM. Restou ao usuário ser obrigado a comprar o bilhete de papel (chamado tecnicamente de Edmonson) para ser beneficiado pela integração.

Cartão SIM

Enquanto a integração não começa, a prefeitura de Mauá continua o processo de substituição do cartão DaHora pelo cartão SIM. Os créditos do DaHora serão válidos somente até o dia 15 de agosto.

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