ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Nível dos reservatórios do Cantareira cai para 10,1%

Sabesp garante que não haverá racionamento neste ano

O nível dos reservatórios do sistema Cantareira caiu de 10,3% para 10,1% neste domingo (4) segundo os dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Na mesma data do ano passado, o índice do Cantareira estava em 62,4%.

De acordo com os dados da companhia, a pluviometria média histórica para o período é de 83,2 mm. 

Newsletter RD

São Caetano é a principal cidade do ABC prejudicada pela crise no Cantareira, já que 100% da água que chega ao município é oriunda do Sistema.

No Sistema Alto Tietê (que abastece Mauá), o nível dos reservatórios está em 35,1%. O Sistema Guarapiranga está com 77% da capacidade.

Enquanto o nível dos reservatórios se deteriora, a Sabesp corre com as obras para utilizar o “volume morto” do Cantareira. A água seria suficiente para abastecimento pelo menos até novembro, quando as chuvas devem voltar a cair. A previsão da empresa é que a água começe a ser retirada no dia 15 de maio.

Multa

A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) já aprovou a proposta de multar em 30% quem aumentar o consumo de água na Grande São Paulo. A punição vale somente para as cidades atendidas pela Sabesp. No caso do ABC são quatro cidade: São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes