Morador reclama de esgoto irregular em Santo André

Esgoto corre a céu aberto no Jardim Guaraciaba (Foto: Rodrigo Lima)

O representante de vendas José Carlos da Silva, morador na rua Primeiro de Dezembro, que fica no assentamento Vista Alegre, ou Morro do Kibon, no bairro Guaraciaba, em Santo André, reclama que algumas residências fizeram ligação direta do esgoto de sanitários na rua. Como o terreno tem elevação, quando chove toda a sujeira se espalha pela via, o que tem causado grande desconforto no local.

De acordo com José Carlos da Silva, o assentamento existe há 37 anos e há dois sofre com a falta de saneamento básico. “Além de alimentar pombos, as fezes ali trazidas pelos canos irregulares atraem uma grande quantidade de mosquitos, fora o odor insuportável”, conta o morador, que já levou o assunto à Câmara.

Newsletter RD

“Procurei no dia 25 de março, o vereador Tiago Nogueira (PT) e ele disse que uma ação emergencial será realizada em 60 dias, mas que não poderá efetuar outras medidas por se tratar de área particular”, afirma.

Prefeitura

Em nota, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), esclarece que não pode atender a área com rede coletora de esgoto, pois se trata de local invadido e não oficial, assim, o local depende de projeto de urbanização da área, de competência do Departamento de Habitação da Prefeitura. 

A Prefeitura informa, também por meio de nota, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, que foi aprovado pelo governo federal projeto de urbanização para a área. O Paço não informa, no entanto, quando o projeto será realizado.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes