ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Vídeo com candidato do PT derruba secretário de Auricchio

Vídeo mostra conversa entre Nóbrega e Campanella ocorrida antes das eleições internas do PT

Após divulgação de vídeo em que aparece negociando apoio com Edgar Nóbrega, vereador e candidato à Prefeitura de São Caetano pelo PT, o secretário de Governo Tite Campanella entregou ao prefeito José Auricchio Júnior seu pedido de exoneração nesta segunda-feira (27/08).

Segundo nota da assessoria de imprensa, Campanella alegou que “se tratou de uma conversa particular ocorrida em 2009, apenas no campo das conjecturas, sem complementação”. A Prefeitura abriu procedimento interno de sindicância pela Corregedoria Municipal para investigar o ocorrido. Ainda de acordo com a nota encaminhada, o prefeito desconhece a exigência desse diálogo entre o secretário de Governo e o vereador Edgar Nóbrega.

Newsletter RD

Com pouco mais de 17 minutos de duração, o vídeo divulgado pelo candidato a vereador Éder Xavier (PcdoB) – integrante da coligação que apoioa a eleição de Paulo Pinheiro (PMDB) como prefeito – mostra conversa entre Nóbrega e Campanella ocorrida antes das eleições internas do PT, na qual Edgar foi eleito presidente da sigla no município. O diálogo envolveria uma suposta negociação financeira para que Edgar vencesse o PED (Processo de Eleição Direta do PT) em 2009 e, a partir disso, desempenhasse papel de ‘oposição branda’ à atual administração.

Entre as falas, o petista pergunta “quanto custa ter o PT?” e pede R$ 100 mil para conseguir garantir votos suficientes de filiados para colocá-lo na presidência da legenda. Campanella então pergunta “o que ganhamos com isso?” e, em seguida, Edgar responde “o grupo de governa a cidade terá ou um aliado ou um adversário leal.”

Edgar se afasta da presidência do PT

O petista Edgar Nóbrega disse, na noite desta segunda-feira, que os valores foram emprestados a ele pelos parlamentares e que foi ele quem bancou a viagem de sua filha. Revoltado com os reflexos da divulgação do vídeo, revelou que irá processar o ex-secretário de governo de Auricchio, Tite Campanella e Éder Xavier. “Nunca vi uma campanha tão suja na cidade”, afirma Edgar, que pretende fazer pronunciamento na próxima sessão da Câmara e desafia os governistas a abrirem o sigilo bancário e fiscal.

Em vídeo postado no YouTube como resposta, Nóbrega afirma que “a campanha está sendo levada para um lado sujo que nunca tinha visto na história de São Caetano. Sou vítima de jogo sórdido. A quem pode interessar uma armação como esta?”, afirmou o candidato. “Um aliado do vereador Paulo Pinheiro guardou e editou o vídeo para só agora divulgá-lo. A gravação foi armada pelo secretário do prefeito Auricchio. O filme foi criminosamente gravado há mais de dois anos e serviu de ameaça há alguns meses. Não aceito chantagem e denunciei tal fato na tribuna da Câmara na época”, disse.

Também em reunião realizada na noite desta segunda-feira, integrantes da executiva municipal do PT decidiram manter a candidatura de Edgar, mas aceitaram a proposta do prefeiturável de se afastar da presidência do partido até o fim do processo eleitoral. Márcio Della Bella, secretário do PT local, assume provisoriamente o comando da legenda. 

Éder quer CPI

Autor da postagem, Xavier quer que seja aberta uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para avaliar o caso. “Pretendo protocolar isso na Câmara ainda esta semana. Vamos ver se os vereadores vão ou não optar pela abertura das investigações. Já consegui 182 assinaturas de munícipes que pedem a abertura de uma CPI”, afirma Xavier, que também enviará o caso ao Ministério Público.

O comunista afirmou que publicou o vídeo na internet como forma de dizer que Nóbrega não tem capacidade para ser eleito prefeito. “Ele diz que o Paulo Pinheiro não está preparado para comandar a cidade. Ele (Edgar) sempre foi um despreparado para fazer oposição no município e este vídeo mostra isso”, completa.

Paulo Pinheiro
A reportagem procurou Paulo Pinheiro para comentar a situação, mas o candidato não se manifestou. Segundo sua assessoria de imprensa, não há nenhum tipo de envolvimento dos integrantes da campanha do peemedebista na divulgação do vídeo.

Já Fernando Turco (Psol) lamenta o ocorrido. “Apesar de ser um vídeo editado, mostra que o dinheiro público seria utilizado para fins não-públicos, o que não é correto e precisa ser investigado”, defende. Questionado se tal ação poderia favorecer ou prejudicar algum postulante à Prefeitura, o socialista diz não acreditar que tal ação favoreça alguma canditura. “Todos saem perdendo com este tipo de coisa”, completa.

Veja vídeo com a resposta de Edgar Nóbrega

Veja vídeo postado por Eder Xavier que mostra a conversa entre Edgar Nóbrega e Tite Campanella

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes