Receba nossa newsletter [fechar]

Preencha os campos abaixo para receber diariamente nossas notícias exclusivas.

Nome:

E-mail:



Saúde será o tema do 3º Ciclo de Palestras promovido pelo jornal Repórter Diário


sexta-feira, 27 de abril de 2012 16:54 [1 Comentário(s)]
Enviar para um amigo Imprimir


 

Da Redação

Depois de aprofundar a discussão sobre Meio Ambiente e Educação, o jornal Repórter Diário vai debater a Saúde e suas variáveis no 3º Ciclo de Palestras no dia 11 de maio na Fundação do ABC, em Santo André. A temática reunirá gestores do sistema público e privado da região, além de representantes das esferas estadual e federal.

Na saúde enquanto política pública, o objeto central será o Sistema Único de Saúde (SUS), criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento. Antes, a assistência médica era atribuição do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) e restrito ao contribuinte.

Com a crescente procura pelo SUS e os desafios para o financiamento da saúde, a solução apontada para o sistema não afundar é a Emenda 29, que define percentuais mínimos de investimento em saúde por União, Estados e Municípios. Mas o modelo atual do atendimento é o mais adequado?

A Fundação do ABC é case na administração de unidades públicas de saúde. O modelo deve ser copiado? Por outro lado, a rede de hospitais particulares privada é absorvida por organizações de fora e empresas de medicina de grupo, que passam a prestar eles mesmos os serviços contratados pelo usuário. Já existem bons cases na região? Como atrair novos hospitais para o ABC? Estas e outras questões serão debatidos em três painéis.

Veja a programação:

Abertura - Jornalista Airton Resende, diretor do Repórter Diário; e Mário Reali, presidente do Consórcio IntermunicipalGrande ABC.

Painel 1 - O SUS E A SAÚDE PÚBLICA – Qual a realidade do Sistema Único de Saúde após mais de duas décadas de atuação? Qual o papel de cada ente federativo na gestão? O Cartão SUS Nacional exercerá qual impacto na rotina do atendimento? Palestrantes: Luiz Odorico Monteiro de Andrade, secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde; representante do Governo do Estado; e Arthur Chioro, coordenador do GT Saúde do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Mediação: Paulo Eugenio Pereira Júnior, secretário de Saúde e vice-prefeito de Mauá.

Painel 2 - O PAPEL DA FUNDAÇÃO DO ABC NO SISTEMA DE SAÚDE - Qual a importância do seu modelo de gestão na rede de atendimento? A formação de médicos supre a atual demanda do mercado? Palestrantes: Maurício Mindrisz, presidente da Fundação do ABC; e Marco Akerman, vice-diretor da Faculdade de Medicina do ABC. Mediação: Antonio De Giovani Neto, secretário de Saúde de Santo André.

Painel 3 - CENÁRIO E DESAFIOS DA SAÚDE COMPLEMENTAR - O movimento dos hospitais no ABC e suas perspectivas. Palestrantes: Luiz Antonio Della Negra, diretor médico da Rede D´Or São Luiz, Hospital Brasil e Hospital Assunção; Alice Lang Simões Santos, presidente da Associação Paulista de Medicina Regional Santo André, Mauá, R. Pires e R.G.Serra; e Luciano Lourenço da Costa, presidente do Conselho Municipal de Saúde de São Bernardo. Mediação: Geraldo Reple Sobrinho, ex-superintendente do Hospital Estadual Mário Covas.

Serviço:
Dia: 11 de maio de 2012
Local: Fundação do ABC - Santo André, no Anfiteatro Prof. Dr. David Everson Uip, do CEPES /Faculdade de Medicina do ABC - av. Príncipe de Gales, 821

Histórico

A discussão aprofundada dos grandes gargalos da região metropolitana é pauta recorrente no RD. No ano passado, o foco do debate foi a Educação. Participaram da discussão na Fundação Santo André cinco das sete secretárias de Educação do ABC, representantes da iniciativa privada, além do sociólogo Cesar Callegari, do Conselho Nacional de Educação.

Em junho de 2010, a empreitada pioneira foi demarcada com a vertente do Meio Ambiente. Com cinco painéis itinerantes, a discussão também contou com representantes dos segmentos público e privado. Cada edição do Ciclo de Palestras culminou na elaboração de uma revista segmentada.

Para realizar inscrições clique aqui



Compartilhe:
 

Comentários 

  • Lorena C. Cavalcanti 9/5/2012 9:12:44 Muito boa esta iniciativa. Parabéns a todos os envolvidos. Só espero que tanto debate não fique apenas nas palavras. A Saúde (assim como tantas outras áreas) merece atenção redobrada, principalmente os idosos. A população está envelhecendo e o SUS não tem condições de cuidar de todos.
First 1 Last 

Nome:

E-mail:

Comentário:

Código segurança:

< Voltar

Publicidade