ABC - quarta-feira , 29 de maio de 2024

Especialistas explicam a febre dos “memes”

Foto: Reprodução

Todo mundo canta Aí, Se Eu Te Pego, menos a Luiza, que está no Canadá. Apesar de a Luiza já ter voltado do Canadá, os memes continuam povoando e por que não dizer se pulverizando na internet. O termo nem é tão conhecido, mas o que eles significam sempre está nas timelines das redes sociais. Afinal, alguém pode explicar o que é um meme?

A explicação de Kaluan Bernardo, jornalista do site Youpix, que sempre faz questão de acompanhar e explicar tudo o que acontece no mundo virtual, começa antes da vida online, com zóologo Richard Dawkins, nos anos 1970, que usou pela primeira vez que o termo meme no último capítulo do livro O Gene Egoísta.“Lá ele descrevia o meme, como uma ‘unidade de evolução cultural’”.

Newsletter RD

Eduardo Marques, publicitário especialista em estratégias digitais e gerente de projetos web na Midiaweb Interactive, segue a mesma linha, ao afirmar que “um meme é uma unidade de informação que se propaga de mente em mente”. Eduardo explica que o termo popularizado na internet é uma referência às pessoas, vídeos, imagens e quaisquer outros arquivos que tragam consigo uma ideia ou conceito. Esta idéia pode e é usada em vários conceitos, e a graça é sempre remeter a sua origem.

Kaluan simplifica o conceito, “É qualquer pedacinho de alguma coisa, que é repetido várias vezes em diversos contextos”, ou seja, quase uma piada pronta que as pessoas podem usar em várias situações. Bom exemplo disso são os Rage Faes ou memefaces (foto). Para quem não conhece, são desenhos de rostos representando alguma emoção, geralmente usados em quadrinhos para criar várias situações cômicas com certo exagero. Situações que todo mundo passa, mas geralmente não comenta.

Kaluan alerta para a diferença entre meme e viral “Viral é tudo o que se espalha rápido e pronto. Meme é alguma coisa, que além de se espalhar, permite ser modificado por qualquer um. Por exemplo: no caso da Luiza, o vídeo é o viral, a frase é meme”.

Marques chama a atenção para a rápida popularização do meme e atribui o humor como principal fator. “Os memes caricaturam situações que muitas vezes são reconhecidas por nós. Tal identificação provoca o riso, por consequência o compartilhamento até excessivo”, segundo o publicitário a facilidade de criação de idéias é outro fator importante. A filosofia pode ajudar a explicar o fenômeno, como cita Marques “Segundo Bergson, o humor é um espelho deformante que nos faz rir porque exagera nossos próprios defeitos”.

Para quem quer mergulhar de cabeça no mundo dos memes, estar por dentro e entender piadinhas com memes logo de primeira, o site Youpix criou a Memepédia (youpix.com.br/memepedia), que funciona como um dicionário explicando a origem e o uso dos memes brasileiros, “Nós tentamos resgatar os memes antigos, mas também sempre ficamos de olho no que está surgindo, caçamos a explicação e passamos para o pessoal” explica Kaluan. (Colaborou Nathália Blanco)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes