ABC - segunda-feira , 6 de maio de 2024

Camisa branca, coringa de todos os dias

Camisas brancas não são fáceis de cuidar (Foto: stock.xchng)

Independente do sexo, as camisas brancas, que originalmente saíram do guarda-roupa masculino e ganharam os cabides das mulheres pelo mundo, são coringa para todas as ocasiões. Embora não caia em desuso, a peça tem de receber cuidados especiais na hora de lavar e guardar.

Segundo Patrícia Gomes, professora de Moda da Escola Sigbol Fashion, com unidade em Santo André, a grande vantagem da camisa branca é que dá para conciliar muito bem, tanto com calça jeans quanto com a social. “A peça vai bem com tudo”, afirma.

Newsletter RD

Os acessórios ajudam a dar o tom da ocasião. Caso a aparência seja voltada para eventos importantes, a dica é usar joias mais formais. Para o dia, o ideal é conciliar a camisa com colete e cachecol.

Os homens que desejam inovar podem optar pela camisa branca com listras coloridas. Segundo Patrícia, a camisa com manga curta fica bem com bermuda jeans e pode ganhar até mesmo acessórios como, boina e chapéu. Para completar o visual, a professora de moda sugere sapatênis.

Manutenção

Mas a camisa branca não é fácil de cuidar. As manchas amareladas são as mais comuns de aparecer na peça. Segundo Ricardo Monteiro, consultor técnico da Quality Lavanderia, na hora de lavar a roupa branca é necessário dissolver o sabão e o amaciante antes de colocar em contato com a peça.

Se as manchas amareladas já tomaram conta, o ideal é lavar normalmente e usar um alvejante à base de peróxido diluído na água quente, com pelo 60°C. O recomendado é deixar a camisa durante15 minutos de molho.

Para guardar, o ideal é usar sacos de TNT e não plástico. Roupas brancas devem ser protegidas do pó e de raios de luz, que queimam os corantes e as fibras. (Colaborou Larissa Marçal)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes