ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

8º Ponto de Leitura nas Fábricas é inaugurado em Diadema

Funcionários da empresa Segatto são os próximos a receber o programa “Leitura nas Fábricas”. A entrega do 8º Ponto de Leitura aconteceu nesta sexta-feira, 29, na sede da empresa, situada à rua Solimões, 428, Jardim Campanário. Este é o primeiro ponto de leitura inaugurado em uma indústria ligada ao Sindicato da Construção Civil e Moveleiros.
Resultado de parceria pioneira entre a Secretaria de Cultura de Diadema e Ministério da Cultura, o programa conta também com a participação dos Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC e dos Químicos. No evento estavam presentes autoridades como a secretária de Cultura de Diadema, Regina Ponce e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre.
 

O processo para se instalar o programa é iniciado pelos sindicatos, que indicam as fábricas. Posteriormente, o empregador disponibiliza o espaço para a biblioteca e seleciona de dois a três funcionários (da linha de produção e escritório) para serem agentes de leitura. Para atuarem desta maneira, a Secretaria de Cultura realiza capacitação destes trabalhadores. O curso consiste em seis módulos com oito encontros de três horas.
 

Newsletter RD

Os agentes de leitura da Segatto receberam a formação há um mês. Edésio Dias (operador de máquina), Lucas Pereira Bastos (assistente de expedição) e Sandra Tiverao (assistente comercial) estarão à frente do Ponto de Leitura, que atenderá os 65 funcionários e contará com um acervo físico de 650 livros e 80 mil títulos dispostos na rede das bibliotecas municipais.
 

Devido ao sucesso, o Ministério da Cultura reafirmou elo com o município em dezembro de 2010 e concedeu mais quatro kits para novos pontos de leitura em Diadema e ainda garantiu outros 20 para as outras cidades do ABCD. Diadema pretende totalizar a ação com 15 Pontos de Leitura.
 

Programa Leitura nas Fábricas – Em funcionamento desde junho de 2010, o objetivo do programa é inserir novos leitores no ambiente de trabalho e expandir experiência aos familiares. Busca também a democratização do acesso ao conhecimento, a formação e a inclusão social.
 

A ideia surgiu em 2009 no seminário “A Biblioteca que queremos”, como meta para transformar Diadema em uma região de leitores. Para concretizar, buscaram parcerias com os Sindicatos de trabalhadores. O projeto une ações da campanha “Diadema, cidade de leitores”, da Secretaria de Cultura.
 

O Ministério da Cultura disponibiliza kits com 650 livros, um computador, uma impressora, três estantes, mesa, cadeira, três puffs coloridos, duas almofadas e tapete artesanal com 2 metros de diâmetro. Os títulos estão ligados à literatura brasileira, estrangeira, infanto juvenil, enciclopédias, obras didáticas, gibis, CD’s e DVD’s. O horário de funcionamento e o período do empréstimo dos materiais funcionam de acordo com cada fábrica.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes