Dom Luciano morre em S.Paulo

O arcebispo de Mariana, prostate dom Luciano Mendes de Almeida, thumb morreu neste domingo às 18h15, advice em São Paulo, após longa luta contra um câncer no fígado. D. Luciano, de 75 anos, estava internado desde o dia 17 de julho no Hospital das Clínicas. Seu quadro clínico apresentou piora no dia 9, o que levou à sua transferência para Unidade de Terapia Intensiva. Ele permaneceu sedado nos últimos doze dias.

O corpo de d. Luciano começou a ser velado neste domingo, na Catedral da Sé. Na segunda-feira, pela manhã, será realizada uma missa de corpo presente na Sé, celebrada pelo cardeal arcebispo de São Paulo, d. Cláudio Hummes. À tarde, o corpo de d. Luciano será levado de avião para Belo Horizonte e, em seguida, transportado de carro para Mariana. Ele será enterrado ainda na segunda-feira na Catedral de Mariana.

Newsletter RD

Bispo em São Paulo, secretário geral e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Mariana, seus principais cargos ao longo de 30 anos de episcopado, esse jesuíta que trocou o conforto e o luxo de uma família nobre e rica por uma vida privações foi um religioso fiel à sua vocação e à Igreja. Nasceu no Rio em 5 de outubro de 1930 e entrou na Companhia de Jesus em 1947.

Eleito presidente da CNBB em 1987, quando ainda era bispo auxiliar, dom Luciano chegou ao cargo após ter ocupado a secretaria-geral da entidade por oito anos. Somados os quatro anos do segundo mandato na presidência (1991-1995), foram 16 anos na cúpula do episcopado brasileiro.

Teólogo formado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde também defendeu sua tese de doutorado em Filosofia, dom Luciano teve papel de destaque em comissões do Vaticano e em reuniões do episcopado latino-americano.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes