Ribeirão Pires inicia atendimento do Centro de Diagnóstico por Imagem

Aparelho custou R$ 661 mil (Foto: Gabriel Mazzo)

A Prefeitura de Ribeirão Pires inaugurou, nesta terça-feira (6), o primeiro Centro de Diagnóstico por Imagem da cidade com serviços de exames de tomografia para a população, atendendo primeiramente urgência e emergência na Unidade de Pronto Atendimento Santa Luzia (UPA). Este é um dos principais investimentos da Administração no setor da saúde. A compra do aparelho teve início em 2013 e sua finalização se deu em 2014 após liberação de verba no valor de R$ 661 mil por parte do governo federal.

O novo Centro de Diagnóstico por Imagem é uma novidade no município. Ribeirão Pires nunca teve um aparelho deste porte, fato que obrigava os munícipes a se deslocar a hospitais de referência da região do ABC para a realização dos exames. “Este é um ganho inestimável no setor da Saúde que favorecerá a toda população. Além de investirmos em melhorias estruturais e adquirirmos novas ambulâncias, investimos também em novos aparelhos, para a realização de exames no município, não havendo mais necessidade de deslocamento do paciente para outras cidades”, conta o prefeito do município, Saulo Benevides (PMDB).

Newsletter RD

Saulo complementa ainda que o equipamento atenderá munícipes de outras regiões. “Mesmo com a restrição, a UPA atende pacientes de Mauá, Rio Grande da Serra e Suzano que totalizam 30% da demanda de atendimento à população”, finaliza.

Funcionamento

Inicialmente, o aparelho atenderá casos de urgência e emergência na UPA Santa Luzia. Em tempo variado de 7 à 30 minutos de exame, o aparelho entrou em funcionamento após adaptações da sala com plataformas para instalação, rede de energia elétrica, ar condicionado e outros quesitos solicitados pela fabricante Semp Toshiba.

Segundo o secretário de Saúde, José Carlos de Jesus da Silva, a Secretaria de Saúde e Higiene trabalha a caminho da humanização. “Estamos construindo um novo modelo de saúde para oferecer aos munícipes maior qualidade no diagnóstico, que poderá ser acessado via internet, e análises clínicas sem procedimento cirúrgico”, explica o secretário.

Além do novo Centro de Diagnóstico por Imagem, a Prefeitura investiu também em médicos especializados e técnicos, todos habilitados para operar o equipamento. “Com espaço específico resistente a radiação, técnicos preparados para a operação da máquina e especificações exigidas atendidas, o tomógrafo já possui total segurança para funcionamento”, finaliza o secretário.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes