Vendas do varejo em SP caem 11,7% em julho ante igual mês de 2014

As vendas no varejo paulista caíram 11,7% em julho deste ano ante igual mês do ano passado, segundo levantamento da ACVarejo, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), elaborado a partir de informações enviadas pela Secretaria da Fazenda do Estado. Na comparação com junho, houve recuo de 1,4% e, no acumulado do ano, o segmento apresentou retração de 6,2%.

“O contexto atual nos leva a crer que o comércio paulista continuará em queda até o fim do ano. Não há, por enquanto, sinais que apontem para uma melhora estrutural, tendo em vista o atual momento político e econômico do país”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Newsletter RD

A queda nas vendas foi verificada em todos os segmentos analisados pelo ACVarejo. As retrações mais fortes foram observadas nas concessionárias de veículos (-18,3%), lojas de móveis e decorações (-15,4%), lojas de material de construção (-15%) e lojas de departamento, eletrodomésticos e eletroeletrônicos (-13,4%).

“A piora das condições financeiras e a menor segurança no emprego, num contexto de maior inflação, menor renda e crédito mais escasso, tem reduzido a confiança do consumidor, e, portanto, sua disposição em comprar durante os próximos meses, sobretudo produtos de maior valor, dependentes de crédito”, avalia Burti.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes