ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Editorial: Crise desafia futuro de São Bernardo

O que se espera, para o bem do ABC, é que São Bernardo seja bem-sucedida em seus projetos (Foto: Banco de Dados)

Em meio a uma programação festiva para comemorar os 462 anos de fundação, São Bernardo tem pela frente o desafio de passar pela crise econômica e planejar seu futuro para continuar a crescer sem perder seu perfil industrial, mas também sem deixar de agregar à sua forte economia empreendimentos de outros setores.

O dilema da atualidade é como manter no eixo os planos traçados em um momento de forte crise econômica com efeitos nocivos na arrecadação e atrasos nos repasses do governo federal. Em entrevista ao RD, o prefeito Luiz Marinho admitiu fazer um novo Refis até o final do ano para recuperar pelo menos parte de uma dívida em torno de R$ 4 bilhões. Dinheiro que, se chegar, reforçará os cofres e ajudará a concluir obras importantes de infraestrutura.

Newsletter RD

Vale destacar também todo o planejamento em infraestrutura, no fortalecimento de Arranjos Produtivos Locais (APLs), entre eles o de Defesa, e a ideia, informada com exclusividade ao RD pelo recém-empossado secretário de Desenvolvimento Econômico, Hitoshi Hyodo, de estudar a possibilidade de transformar o município em Zona de Processamento de Exportações (ZPE).

O que se espera, para o bem do ABC, é que São Bernardo seja bem-sucedida em seus projetos. Uma cidade com boa infraestrura e que goze de benefícios federais não só é capaz de manter os empreendimentos existentes, independente do porte, como também atrair novos investimentos privados.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes