ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Em greve, servidores de Diadema lotam Câmara Municipal

O presidente do Sindicato dos Servidores de Diadema pede ajuda de todos os parlamentares (Foto: Divulgação)

A sessão da Câmara de Diadema desta quinta-feira (16) foi marcada pela presença de servidores municipais que estão em greve. Os trabalhadores foram pedir apoio dos vereadores à categoria, que está de braços cruzados desde o dia 15 de abril. “Se a Prefeitura conceder a [reposição da] inflação, a gente vai negociar os outros pontos. A gente quer o apoio de todos os parlamentares da Câmara Municipal”, afirma o presidente do Sindicato dos Servidores de Diadema, José Aparecido da Silva, o Neno.


O presidente do Sindicato dos Servidores de Diadema pede ajuda de todos os parlamentares (Foto: Divulgação)

Newsletter RD

Impasse

Diadema é a cidade da região onde a negociação entre trabalhadores e Prefeitura menos avançou, o que resultou na paralisação dos profissionais. A gestão Lauro Michels (PV) ofereceu apenas 3,5% de aumento, o que está longe de repor a inflação.


Lauro Michels (PV) propõe aumento de 3,5 % (Foto: Évora Meira)

Saúde em pauta

Falando em Diadema, o prefeito Lauro Michels se reuniu nesta quinta-feira com a diretora do Departamento Regional de Saúde do Estado, Vânia Soares Azevedo Tardelli. O verde cobrou a instalação da unidade da rede Lucy Montoro no município e pediu verbas para reforma do Hospital Municipal.

Comércio regulado

A prefeitura de Mauá elaborou projeto de lei que regulamenta a atuação do comércio ambulante. A proposta detalha regras sobre horário, locais e licença de funcionamento dos comerciantes de rua. Entre as diversas obrigações estão, por exemplo, usar material adequado para acomodar alimentos e proceder diariamente limpeza do local de trabalho.

Convocação

Por causa da inauguração do Poupatempo de Mauá, a prefeitura vai convocar nas próximas semanas 62 funcionários que passaram em concurso. Os profissionais vão trabalhar na unidade, que deve ser inaugurada em junho.

Protesto

Professores da rede estadual do ABC protestaram nesta quinta-feira pelas ruas de Diadema. A categoria está em greve desde 13 de março.

Billings

Os deputados estaduais petistas do ABC lançaram na última quarta-feira (15) a Frente Parlamentar em Defesa da Recuperação da Qualidade da Água da Represa Billings. Luiz Fernando, Ana do Carmo, Luiz Turco e Barba coordenam o grupo. Segundo os integrantes da Frente, a iniciativa tem como objetivo “unir forças para salvar o maior e mais importante reservatório de água da Região Metropolitana de São Paulo”.


Ana do Carmo integra a Frente Parlamentar (Fotos: Évora meira)

Rapidez

E o troféu “agilidade” vai para o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão estadual que somente agora começou a limpar o piscinão de Capuava, em Mauá, depois que o período de chuvas e enchentes já passou. Pior ainda: a última limpeza do reservatório tinha acontecido em 2011.

Caixa aqui

O vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Jose Carlos Medaglia Filho, se reúne com os prefeitos do ABC nesta sexta-feira para discutir os trâmites necessários para destravar as obras do PAC Mobilidade na região.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes