ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Nova Era e Dragões são as campeãs do Carnaval de Mauá

Integrantes da Nova Era comemoram ao receber troféu do prefeito Donisete Braga (Foto: Roberto Mourão)

A escola de samba Nova Era foi a grande campeã do Grupo 1, com nota 199,5, definida na apuração realizada na tarde desta segunda-feira (16), na sede do Grêmio Mauaense. A vencedora do Grupo 2 foi a G.R.C.E.S. Dragões do Nova Mauá, que subiu para o Grupo 1. O enredo da Nova Era foi Carnaval: uma doce ilusão e a escola foi a última a desfilar, já na madrugada da segunda-feira (16).

O prefeito Donisete Braga disse que “o grande passo hoje foi a decisão por critérios técnicos e não houve discordâncias. Fazer o Carnaval agradou uns e desagradou outros, mas foi uma grande experiência de organização e segurança. Queremos agregar valores ao Carnaval, com muitos projetos sociais de formação e capacitação, resgatando a questão cultural.”

Newsletter RD

O secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Waldir Luiz, afirmou que a partir de março, com recursos de Emenda Parlamentar do deputado federal Ricardo Berzoini no valor de R$ 700 mil, as escolas e a União das Escolas de Samba de Mauá (Uesma) vão se tornar escolas-empresa, podendo receber investimentos da iniciativa privada. “Tudo foi debatido e construído nas comunidades. Serão cursos como serralheria, corte e costura, bordado, geografia, ética, musicalização, composição, entre outros”, explicou Waldir.

Para a presidente da Uesma, Sirlene Couceiro, “nenhuma entidade saiu perdedora. Todos ganhamos com o nosso Carnaval. Mas o prêmio é o Carnaval em 2016.” 

O presidente da Nova Era, Justino Luiz da Silva, comentou a vitória. “A emoção é tão grande que não consigo nem expressar o que estou sentido. Só tenho a dizer que a minha comunidade é a melhor do mundo. Todos ajudaram e apoiaram a escola desde o inicio e agora é planejar o carnaval de 2016 para comemorar os 18 anos da Nova Era.” A escola foi fundada em 1997.

“Fizemos um desfile simples, mas tecnicamente perfeito. Nem a chuva conseguiu abalar nosso carnaval. A confiança de todos superou as dificuldades”, afirmou o fundador da escola, Edilson Silva, o Pepa. Esse foi o segundo desfile da Nova Era pelo grupo 1.

Claudio Luiz de Souza, presidente da São João, está otimista com o próximo carnaval. “Ficamos chateados por não ter vencido porque viemos para ser campeão. Mas tenho certeza que estaremos muito mais fortes em 2016″, disse.

No Grupo 1, a colocação foi a seguinte: Nova Era (199,5); São João (198,5); Silvia Maria (198,5); União da Vila (197,5); Ordem e Progresso (196,75); e Tradição da Unidos Imperial (196,5). Cairam para o segundo grupo a Tradição e a Beira Rio – essa última acabou não participando do desfile.

Ricardo Antonio Prado, o Bolinha, presidente da Imperatriz Mauaense, considerou pouco tempo de preparo. “Foram só quatro meses para preparar tudo, todos da comunidade se esforçaram muito e por isso não concordamos com algumas notas. Mas, ficamos felizes de qualquer forma com o resultado”. A escola foi fundada em 1980.

Para o desempate entre São João e Silvia Maria, foram considerados os quesitos bateria, comissão de frente e, finalmente, mestre-sala e porta-bandeira.

Já o Grupo 2, teve a seguinte pontuação: Dragões (198,5); Imperatriz (198,25); Anchieta (197,5); Flor do Morro (196,5); e Camisa Azul e Branco (195,5). A Dragões, vencedora do Grupo 2 , desfilou o enredo iO amor supera todas as coisas, explorando o tema das diferenças de opção sexual, idade, raça e outros, em dois carros, alegorias e fantasias.

“É a primeira vez que concorremos pra valer, estamos muito felizes. Nosso enredo falou sobre superação e nossa comunidade é o símbolo disso. Quero agradecer a todos da nossa escola e dizer que valeu todo o esforço”, afirmou o presidente Betinho da Dragões. A escola foi fundada em 2006. Os integrantes foram comemorar a subida na quadra da escola, na Rua Andirá, Jd. Paranavaí.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes