Rua de Mauá está sem água há mais de uma semana

No dia (28) foi constatado rompimento da adutora de 600 mm que interliga o Sistema Rio Claro aos reservatórios Zaira e Magini.

Parte dos moradores do Jardim Zaíra, em Mauá, está sem água há uma semana. Reclamam que já fizeram diversos contatos com a Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá), para pedir a normalização do serviço ou mesmo o envio de caminhões-pipa, porém nada foi feito até agora.

Em comunicado, enviado na noite desta segunda-feira (2), a Sama informa que “a Sabesp está efetuando uma manutenção técnica no reservatório do Jardim Zaíra que está com o volume baixo, mas deve ser concluída na terça-feira (3), e por conta da intervenção o sistema de abastecimento de água na região foi afetado. Grande parte do abastecimento já está normalizado naquela região. A Sabesp também aumentou o volume de água para o reservatório do Jardim Zaíra”.

Newsletter RD

O problema é mais grave na rua Luis Scarpini, que fica no Jardim Zaíra 5. Telma Alves de Alencar, mora com os três filhos pequenos no número 286, e conta que está cansada de pedir caminhão-pipa para a Sama, mas nunca foi atendida. “Prometem que vão mandar, na sexta disseram não trabalham em final de semana e com isso não temos água há mais de uma semana, não posso nem cozinhar e os meninos não aguentam mais comer pão com mortadela e pizza”, desabafa a mulher.

A moradora Maria da Paz Alves de Alencar, 49, reclama que o fornecimento de água na rua onde mora é parcial desde o dia 19 de dezembro. “Nós ficamos cinco dias com água e um dia sem, só que agora a água sumiu desde segunda-feira da semana passada, dia 26 de janeiro”, diz.

Maria conta que não consegue atendimento na Sama e que a autarquia enviou apenas uma vez um funcionário à região para verificar a pressão da água. “O agente disse que a pressão estava muito fraca e enviou um caminhão-pipa para cá, mas não foi o suficiente e faz tempo isso”, afirma. Quando aparece água, a moradora, que vive com o marido, três filhos, três netos e genro na mesma casa, aproveitava para encher dois tambores de 200 litros para a família fazer tudo.

No dia (28) foi constatado rompimento da adutora de 600 mm que interliga o Sistema Rio Claro aos reservatórios Zaira e Magini. O rompimento aconteceu na divisa de São Paulo com Mauá, na altura da Estrada do Sapopemba. Essa adutora abastece 70% da cidade. As intervenções para correção do problema são realizadas por equipes da Sabesp com apoio da Sama e da Odebrecht. Outra intervenção é a redistribuição da rede para outra adutora de 300 mm, que irá abastecer parte da região do Jardim Zaíra. (Com informações de Caíque Alencar)
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes