HC faz 1 ano e abre mais 50 leitos

O prefeito Luiz Marinho e o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, estiveram presentes na inauguração de uma nova ala do hospital (Foto: Évora Meira)

Na manhã desta segunda feira (8), o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e a secretária de Saúde do município, Odete Gialdi, estiveram presentes em solenidade de comemoração de um ano da inauguração do Hospital de Clínicas José Alencar, no bairro Alvarenga. Foram entregues 50 novos leitos e também novas áreas de atendimento, com mais especialidades ortopédicas, além de cardiologia e neurocirurgia. No total, estão funcionando 150 dos 293 leitos previstos no projeto, o que equivale a pouco mais de 50% do número total. Segundo a administração, o hospital funcionará com sua capacidade total no segundo semestre de 2015.

“É inviável e irresponsável colocar um hospital inteiro para funcionar de uma vez. É preciso tempo para analisar os procedimentos e as necessidades da população local”, afirmou o ministro. Arthur Chioro disse estar contente por voltar a São Bernardo um ano depois e ver como está funcionando o hospital. “Poucos hospitais de investimento privado possuem uma estrutura como esta”, avaliou. Segundo o ministro, o governo federal vai continuar alimentando boa parte do funcionamento do hospital. “Na medida em que os procedimentos vão sendo inseridos no atendimento à população, o ministério disponibiliza mais recursos para custeio”, afirmou.

Newsletter RD

Atualmente, o Ministério da Saúde arca com 70% das despesas, montante que gira em torno de R$ 80 milhões mensais. Os outros 30% ficam por conta da administração municipal. Chioro ressalta que, com a implementação de novos procedimentos, o investimento aumentará. “A expectativa é que o gasto mensal do Ministério com o Hospital de Clínicas José Alencar alcance, aproximadamente, R$ 140 milhões por mês”, completou

A secretária de Saúde de São Bernardo, Odete Gialdi, afirmou que “o HC vem como estímulo para a saúde da região. Em menos de um ano já registramos cerca de 500 elogios de usuários em nossas páginas”. O prefeito Luiz Marinho respondeu as críticas de que a unidade não atende com 100% de sua capacidade. Disse que o hospital está “funcionando no ritmo que deveria e que está planejado. Não é nenhum editorial de jornal que vai acelerar obra do município”, respondeu.

Segundo o prefeito, entre as novidades, está a abertura do setor de hemodinâmica (análises cardiológicas) e o início de cirurgias de alta complexidade, como a neurocirurgia, além de outros procedimentos ortopédicos. Ressaltou que foram abertos 50 novos leitos nesta manhã, 30 para internação e 20 para Unidade de Tratamento Intensiva (UTI). “Quando o hospital estiver funcionando em sua plenitude, terá capacidade para fazer mensalmente cerca de 13 mil consultas, 1,5 mil internações e 1,5 mil cirurgias”, disse a secretária. No balanço deste ano, segundo a administração, foram 3.100 pacientes e 1.300 cirurgias. “Nós conseguimos dar um salto de qualidade no atendimento de pacientes, que antes tinham que sair do município para serem tratados”, afirmou.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes