Faixa de ônibus derruba vendas em Rudge Ramos

Faixa de ônibus atrapalham comércios no Rudge Ramos. Foto: Évora Meira

Os lojistas da avenida Dr.Rudge Ramos, em São Bernardo, estão irritados com a Prefeitura, que instalou em agosto faixa exclusiva de ônibus e desde então as vendas só despencaram. O sistema funciona de segunda a sexta, das 6h às 9h e das 16h às 19h30. Em razão disso, segundo lojistas, as vendas caíram cerca de 30%, porque o consumidor não tem onde deixar o carro.

Um dos lojistas, Luis Diogo Jr, diz que a Prefeitura instalou a faixa sem consultar os comerciantes. “Fizeram plenárias e nós não fomos avisados”, reclama. Para Diogo, o problema principal é a falta de clareza das placas de sinalização para o motorista, que não sabe o que pode fazer.

Newsletter RD

O comerciante afirma que a faixa excluiu cerca de 20 a 30 vagas de estacionamento e não ofereceu alternativa. “O volume de carros continua o mesmo, sem falar na velocidade que os ônibus trafegam”, ressalta ao adiantar que se a situação continuar, a demissão de funcionários será inevitável.

A principal reivindicação é tirar a faixa na altura da rua São João Batista até a rua Anchieta. “Depois deste quarteirão o corredor não atrapalha. É aqui que os clientes estacionavam” relata. “Fizemos uma reunião para diminuir o horário da faixa (das 16h para 17h), arrumar as placas e conseguir mais vagas de estacionamento. Agora aguardamos a posição da Prefeitura”, explica.

Outro lojista, Gustavo Mota, aponta que o faturamento caiu 30%. “Os clientes do bairro estão acostumados a deixar o carro perto das lojas, mas se não tem onde parar, eles vão para outros lugares”, diz. Para Mota, a avenida não comporta faixa exclusiva. “A faixa pode ser ótima para o trânsito, mas é preciso pensar nos lojistas também”, ressalta Sergio de Anúncio, também comerciante, que organiza abaixo-assinado, até agora com quase mil assinaturas para pedir providência. Agentes da Prefeitura estiveram no local nesta quinta-feira (25) e retiraram as placas, mas não divulgaram prazo para novo material.

Em nota, a Prefeitura informa que com a implantação da faixa foi observada já na primeira semana de operação a redução média de até 10 minutos no tempo de viagem neste percurso, o que elevou a velocidade operacional dos ônibus e impactou positivamente na redução do tempo total da viagem em cada uma das 14 linhas que circulam na região, transportando mais de 85 mil passageiros/hora/pico.

Informa que os técnicos da Pasta se reuniram neste dia 18 com lojistas, que entenderam como positivas as mudanças para os usuários do transporte coletivo, entretanto entendem ser necessário alguns ajustes. Quanto às solicitações dos lojistas, a Prefeitura solicitou prazo de até 30 dias para avaliação.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes