São Paulo avança no ensino fundamental e mantém 2º lugar no Ensino Médio

O governo federal acaba de divulgar o resultado do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb), que mede a qualidade de ensino no Brasil. De acordo com os dados, referentes a 2013 (redes estaduais), o Estado de São Paulo avançou nas duas fases do Ensino Fundamental (ciclo 1 e ciclo 2). No Ensino Médio, São Paulo manteve-se como a segunda melhor rede.

No ciclo 1 do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), o índice de São Paulo passou de 5,4 em 2011 para 5,7 em 2013. Já no ciclo 2 do Fundamental (6º ao 9º ano), o Estado avançou de 4,3 em 2011 para 4,4 em 2013. Em ambos os ciclos a rede estadual paulista de ensino está bem colocada no ranking de estados, com a 4ª posição no ciclo 1 e a 3ª no ciclo 2, entre todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.

Newsletter RD

No Ensino Médio, São Paulo manteve-se em 2º lugar no ranking (0,1 ponto atrás de Goiás). Na comparação com 2011, o índice do Estado passou de 3,9 para 3,7. Nos três ciclos de ensino São Paulo fica acima da média nacional (redes estaduais).

Os avanços apontados pelo governo federal reforçam as iniciativas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para a melhoria da qualidade do ensino. Foram implantadas novas modalidades de recuperação do aprendizado, uma política de valorização dos educadores que estabeleceu aumento de 45% para o quadriênio de 2011 a 2014, a ampliação do quadro de professores (com a nomeação de dezenas de milhares) e programas de aprimoramento de aprendizagem.

Outros dados
O governo federal divulga também outros índices por estado. São Paulo tem a menor distorção idade-série (alunos na série adequada) no Ensino Fundamental do Brasil: 8,6%. No Ensino Médio é 33%, índice entre os melhores nacionais. A taxa de frequência líquida (quantas crianças estão nas escolas e nas séries corretas) paulista está entre as melhores do Brasil no Ensino Fundamental – 93,7% -, atrás somente de Minas Gerais e Sergipe. No Ensino Médio é de 69,6%, a melhor do País.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes