São Bernardo espera zerar fila com sete CEUs

Em São Bernardo, a estimativa é que das 10 mil crianças de 0 a 5 anos que estavam fora da escola. Hoje, o cenário é de que de 30% estão pendentes. “Zerar a fila até o fim de nossa gestão será muito difícil, mas conseguiremos diminuir”, garante Stella Chicchi, diretora de Ensino Fundamental da Prefeitura. A aposta são os sete CEUs (centros educacionais unificados), que segundo a Administração serão responsáveis por criar cerca de 14 mil vagas. O investimento estimado nas unidades é de R$ 120 milhões divididos entre o município e o governo federal.

O CEU São Pedro, no antigo Clube da Volks, é o maior dos sete centros que estão a caminho. São quatro blocos educacionais para atender mais de 5,2 mil alunos na faixa de 0 a 10 anos, um investimento da ordem de R$ 56,7 milhões. A unidade terá bibliotecas para alunos e comunidade, praça-mirante, atelier de ciências e artes, ginásio de ginástica artística para alunos e comunidade e trilha para esportes radicais. Os outros CEUs em construção devem ser entregues até dezembro e vão contemplar o Jardim Silvina, Cooperativa e Parque Hawai, na região do bairro Alvarenga.

Newsletter RD

Outras cidades
Apesar de ser município de menor porte, Ribeirão Pires também tem fila de espera para vagas em creches, com aproximadamente 500 crianças na lista. O compromisso firmado com o Ministério Público, por meio de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), criou cerca de 400 vagas nos dois últimos anos.

Em Santo André, cerca de 1,5 mil crianças de 0 a 3 anos aguardam vaga. Mauá tem 3.850 crianças de 0 a 3 anos de idade aguardando vagas em creches e 380 de 4 e 5 anos também na lista. Não há fila de espera em São Caetano.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes