Câmara não aprova requerimento para auditoria

Landi é vice-presidente da Câmara de São Bernardo (Foto: Divulgação)

A sessão da Câmara de São Bernardo desta quarta-feira (19) foi comandada pelo vereador Fábio Landi (PSD), vice-presidente da Casa, que assumiu a presidência do Legislativo na ausência de Tião Mateus (PT). O petista se recupera de um infarto.

Landi é um dos parlamentares que apoiam a realização de uma auditoria para investigar os gastos da construção do atual prédio da Câmara, inaugurado em 2012 – A obra, orçada inicialmente em R$ 28,4 milhões, custou R$ 34,1 milhões. 

Newsletter RD

No entanto, mesmo com a presidência sendo ocupada pelo pessedista, o requerimento que pede a realização da investigação não foi aprovado mais uma vez.

“Muito se falou que assumindo a presidência hoje o requerimento passaria, mas não obteve as assinaturas, não entrou na pauta da urgência novamente”, explica. “Por uma questão até de respeito ao presidente, que está internado, não teríamos como forçar uma pauta dessas, seja da CPI dos Uniformes, seja da auditoria”, explica o vereador Fábio Landi.

Com a indefinição sobre o período em que Tião Mateus (PT) vai ficar de licença médica, existe a possibilidade de Fábio Landi seguir como presidente nas próximas sessões.

“Se eu ficar mais tempo frente à Casa vamos ter que retomar essa questão da auditoria, discutir com a mesa diretora, qual o caminho que será seguido. Vamos esperar o presidente [Tião Mateus] retornar”, afirma Landi.

Uniformes
O mais recente capítulo da CPI dos Uniformes foi a adesão do vereador governista Índio (PR), que assinou requerimento para a criação da Comissão. São agora oito assinaturas garantidas – são necessárias dez para emplacar a CPI.

Ainda causa mal-estar nos bastidores da Câmara de São Bernardo a distribuição de um material sobre a CPI pelas ruas da cidade.

O folheto traz as fotos e nomes de todos os parlamentares, e mostra que é a favor e contra a instauração da Comissão, o que irritou os vereadores governistas. 

O principal argumento dos que são contrários à CPI, é que a Comissão não acrescentaria informações relevantes ao caso, já que o Ministério Público já investiga as possíveis irregularidades.

O MP apura se houve superfaturamento na compra de calçados que integram os uniformes.

Tião

Tião Mateus passou por uma angioplastia na última terça-feira no Hospital Bosque da Saúde. O estado de saúde dele é estável. O parlamentar sofreu um infarto no último final de semana.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes