Cuiabá 153 chega à 3ª edição

Sueli de Moraes espera receber 200 visitantes na mostra de arte. Foto: Rodrigo Lima

Acontece dia 5 de abril na vila Alzira, Santo André (rua Cuiabá, nº 153, das 10 às 22 horas), exposição de arte contemporânea Cuiabá 153 e Portões que Falam , aberta ao público e com entrada franca. Em sua terceira edição, o projeto é a versão brasileira do Le Fenêtres qui Parlent (em português, As Janelas que Falam) experiência realizada anualmente há 13 anos na cidade francesa de Lillie, com o objetivo de integrar a arte na vida dos moradores.

A mostra terá oficinas de dança, música, grafite, caricatura, arte digital e até gastronomia com a participação de cerca de 30 artistas, entre os quais estão Zeca Del Bueno, Juliana Costa, Carlos Ribeiro, Elisangela Mangussi, Marcos Nakasone e Talita Araújo, que apresentarão seus trabalhos e conversarão com os visitantes.

Newsletter RD

De acordo com Sueli de Moraes, artista plástica e idealizadora da ação, a ideia é trazer arte para perto de quem não a conhece. Sueli explica que a escolha do espaço para a realização do evento, de 220 m², sua própria casa, está relacionada a esse objetivo. “Sendo a exposição realizada em uma residência, a ligação com os moradores ao redor aumenta”, diz Sueli, que é arte-educadora do Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Metodista, em São Bernardo.

Expectativa de público
Sueli espera atrair este ano a marca de 200 visitantes, o dobro de 2011, quando a mostra reuniu trabalho de 10 artistas. Além das atividades nas oficinas, os artistas também vão interagir nos portões das casas do bairro para promover a arte na comunidade. Também está prevista conversa virtual com organizadores da exposição francesa para cada troca de experiências.

Um dos participantes do Cuiabá 153 e Portões que Falam é o ilustrador Eduardo Nunes, de 29 anos, que fala do prazer de desenhar para revistas e fazer arte nesse projeto. “É diferente, pois no trabalho do dia-a-dia tenho prazos e restrições. Já no Cuiabá 153 tenho liberdade e trabalho com amigos”, diz a professora.

Na França o projeto é anual e acontece de 21 de março a 13 de abril, período em que percorre as janelas casas da cidade de Lillie.

Serviço
Projeto Cuiabá 153 e
Portões que Falam
Dia 5 de abril,
das 10 às 22h
Rua Cuiabá, nº 153
vila Alzira, Santo André.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes