CUT faz queixa contra Philips por apoiar Cansei

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) vai protocolar amanhã uma reclamação contra a participação da multinacional Philips no Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros, mais conhecido como “Cansei”. Os sindicalistas alegam que, ao apoiar o movimento encabeçado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional São Paulo (OAB-SP), a companhia descumpre uma determinação da OCDE de que as multinacionais não interfiram na política local dos países em que atuam. A queixa será formalizada no Ponto de Contato Nacional (PCN) brasileiro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Brasília.

Segundo a CUT, a participação da Philips no movimento, que a entidade considera ser claramente político, representa uma ingerência direta da multinacional na política nacional, fato não recomendado pela OCDE. Em um documento chamado “Declaração sobre Investimento Internacional e Empresas Multinacionais”, publicado pela primeira vez em 1975, a organização internacional determina que as multinacionais devem “abster-se de qualquer envolvimento abusivo nas atividades políticas locais”.

Newsletter RD

Após receber a reclamação, o PCN tem duas alternativas: recebe a denúncia e pede mais informações sobre o caso ou considera que a questão não é relevante e a arquiva. Se acolher a reclamação, geralmente promove audiências entre as partes e ouve especialistas sobre o assunto. Se não houver um acordo, ao final do processo o PCN deve fazer uma declaração pública, podendo inclusive emitir uma lista de recomendações à empresa sobre suas ações. A Philips informou que “não pode comentar sobre fatos que desconhece ou que possam ter sido gerados a partir de especulação”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes