Lula embarca para o Chile na quarta-feira

Para neutralizar o avanço político do venezuelano Hugo Chávez no continente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca na próxima quarta-feira (25) à noite para o Chile e na sexta-feira (27) irá à Argentina. Chávez e seu parceiro, o presidente da Bolívia, Evo Morales, têm colecionado atritos com a diplomacia brasileira. Kirchner ciceroneou o venezuelano por Buenos Aires em protestos contra a visita ao Brasil, em março, do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. O ato foi interpretado como um factóide diplomático pelo Itamaraty. Kirchner ciceroneou o venezuelano por Buenos Aires em protestos contra a visita do presidente George W. Bush ao Brasil, no mês passado.

A intensidade da aliança foi então recebida com preocupação em Brasília e uma contra-ofensiva foi planejada. Para evitar que Chávez se candidate ao papel de parceiro preferencial da Argentina, Lula fará uma visita de cortesia ao parceiro do Mercosul, na sexta-feira (27). Não será uma visita oficial. Nenhum acordo será firmado.

Newsletter RD

Antes, no Chile, Lula assinará diversos acordos bilaterais na visita que fará à presidenta chilena, Michelle Bachelet. Será a primeira visita de Estado desde que ela foi eleita, em 2005. O presidente será homenageado pelo Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), onde hoje trabalha o ex-ministro José Graziano, um dos mentores do Zero. Depois, fará uma palestra no Fórum Econômico da América Latina, que reunirá grandes empresários de países da região.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes