Após denúncia de envolvimento com o PCC, Cincinato Freire pede afastamento

O secretário de Saúde de Mauá, Cincinato Freire, pediu afastamento do cargo nesta quarta-feira (13), após denúncia de que seu nome consta em um caderno de contabilidade da máfia investigada por lavagem de dinheiro do PCC (Primeiro Comando da Capital) em postos de gasolina. Apesar de negar envolvimento com a facção criminosa, Cincinato afirmou que decidiu se afastar da prefeitura para não prejudicar a administração. ?Fui pré-julgado e condenado. Senti-me humilhado?, afirmou. A partir de hoje, Cincinato Freire volta a ocupar uma cadeira na Câmara.

O nome do novo secretário da Saúde será anunciado pelo prefeito Leonel Damo, em data ainda não definida. ?O prefeito não esperava pela saída do secretário e por isso ainda não tem um nome para ocupar a vaga?, disse o secretário de Governo, Francisco Carneiro, o Chiquinho do Zaíra. Apesar de afirmar que não há nada que comprove a participação de Cincinato em esquemas ilegais, Chiquinho do Zaíra afirmou que sua decisão foi correta. ?Só tenho de agradecer sua posição, já que fez isso para não colocar em risco a imagem da administração.?

Newsletter RD

O caderno, que teria lançamentos dos postos envolvidos no esquema de lavagem de dinheiro, foi encontrado por policiais em junho deste ano em um carro registrado no nome de Reinaldo Macário de Lima, o Boy, apontado como braço-direito de Gildásio Siqueira dos Santos, que por sua vez é acusado de ser testa-de-ferro do PCC em vários postos de gasolina. Em meio à relação de pessoas que receberiam pagamentos da facção criminosa, consta o nome de Cincinato Freire, ao lado do valor de R$ 3.828, datado de 4 de janeiro de 2005.

O vereador nega que recebeu qualquer quantia e afirma que seu nome e o valor constavam no caderno porque ele comprava combustível a prazo no posto. ?Faço isso em outros postos também?, disse. Ele afirmou que não iria entrar em detalhes sobre a conta, mas informou que vários carros de sua família e de pessoas que trabalham para ele abasteceram no local.

Apesar do alto valor da conta (R$ 3.828), Cincinato disse que não guardou qualquer nota que comprove sua versão. ?Não guardo nem comprovante de compra de uma televisão, como vou guardar de combustível?? Cincinato Freire disse que só irá dar mais detalhes sobre a transação para a Justiça.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes