Reinaldo Abud vence eleição para ouvidor de Santo André

O advogado Reinaldo Abud venceu a eleição para escolha do novo ouvidor de Santo André. Dos 15 membros do Colegiado da Ouvidoria com direito a voto, 14 optaram por Abud. O professor universitário Sérgio Munhoz recebeu um voto e o dentista André José de Andrade, nenhum.

A eleição, realizada na terça-feira (10), na Câmara de Santo André, foi tranqüila e rápida: em apenas 20 minutos já se conhecia o sucessor de Ivo Ruiz, ouvidor interino que substituiu Ronaldo Martim, que foi afastado do cargo por decisão judicial. Ivo Ruiz aguarda o retorno do prefeito João Avamileno (PT), que está de férias e volta na segunda-feira (16), para agendar a data da cerimônia de posse de Abud.

Newsletter RD

Apesar de reconhecer o alto nível de seus concorrentes, Abud disse que esperava pela vitória, principalmente por sua explanação durante a sabatina realizada na segunda-feira (9). “Tive o prazer de ser o escolhido. Agora espero responder à confiança depositada em mim pelos membros do Colegiado”, comentou o ouvidor eleito, que pretende manter a mesma equipe que atualmente trabalha na Ouvidoria. “Preciso primeiro tomar conhecimento da situação para depois fazer gestões junto aos secretários municipais e ficar mais perto dos problemas da cidade. Depois vou fazer o trabalho que tenho de fazer como ouvidor”, comentou.

Reinaldo Abud tem 47 anos, é advogado e há 27 anos atua na área empresarial. É casado e pai de uma filha. Esta foi a primeira vez que ele se candidatou para o cargo de ouvidor, e disse que pretende contribuir para a solução dos problemas apresentados pelos munícipes. “Não estou aqui para brigar nem para ser cordeiro do governo. Vou apenas cumprir a legislação”, afirmou.

O resultado expressivo da votação decepcionou os candidatos. Sérgio Munhoz disse que a eleição foi frustrante. “Esperava o apoio de mais entidades, o que não aconteceu”, disse o professor universitário, ao ressaltar que o processo eleitoral foi muito rápido. “Precisa de mais tempo para conversar com os representantes das entidades. Hoje a decepção foi grande”, completou Munhoz, que esperava pelo menos ir para o segundo turno.

O candidato André José de Andrade lamentou o fato de nem o “companheiro” do Fórum da Cidadania, Waldir Nicoluche, ter votado nele. Andrade é dentista e vice-presidente do Fórum da Cidadania. “Ele não honrou a classe. Isso avilta o ser humano”, desabafou. Na avaliação de Andrade, se “todos os candidatos são ótimos – como disseram os membros do Colegiado – deveria ter maior divisão de votos”.

Votação

O processo de votação foi simples e aberto ao público. Cada um dos representantes das entidades com direito a voto teve de falar no microfone o nome do candidato escolhido. Para ser eleito no primeiro turno, Abud precisava receber no mínimo 12 votos, mas teve dois a mais que o necessário. Caso não alcançasse o número mínimo, o os dois primeiros colocados iriam para o segundo turno. Veja nesta página os votos dos membros do Colegiado.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes