Bruno Daniel confirma denúncias de corrupção

O economista e professor universitário Bruno Daniel confirmou em depoimento à CPI dos Bingos as denúncias apresentadas por seu irmão mais velho, João Francisco Daniel, contra o ex-secretário de Governo de Santo André e atual chefe de Gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto de Carvalho. Bruno e João Francisco são irmãos do prefeito Celso Daniel, assassinado em 2002. Segundo os irmãos, Carvalho teria confidenciado em pelo menos três encontros que levava dinheiro para o deputado federal José Dirceu, na época presidente nacional do PT.

Em depoimento à mesma CPI no mês passado, o assessor negou as acusações. Por conta das declarações contrárias, a CPI aprovou na terça-feira (4) uma acareação entre Gilberto Carvalho e João Francisco Daniel, o que ainda não tem data para acontecer. “O Gilberto Carvalho revelou que levava dinheiro arrecadado na Prefeitura de Santo André e entregava ao José Dirceu. Ele (Celso Daniel) disse que chegou a repassar R$ 1,2 milhão e isso preocupou a família porque ele sempre carregava tudo sozinho, sem segurança”, afirmou Bruno Daniel. “Há evidências de que havia na prefeitura de Santo André um esquema de arrecadação para o PT. O que possivelmente aconteceu é que parcelas desses recursos começaram a ser destinadas para outras finalidades, razão pela qual o Celso resolveu alterar a situação e esta pode ter sido a motivação do crime”, acrescentou.

Newsletter RD

Curtas……………………..

Crime comum

O deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh (PT) voltou a afirmar em depoimento à CPI dos Bingos que o prefeito Celso Daniel foi vítima de um crime comum. Greenhalgh foi indicado pelo PT para acompanhar as investigações e disse que, no início, chegou a admitir a hipótese de crime comum. O único fato que o parlamentar lamentou foi o de não ter assistido ao vídeo feito por uma testemunha, que afirma ter gravado a cena do seqüestro de Celso Daniel. A família do prefeito assassinado acredita na tese do Ministério Público de que Celso Daniel morreu porque tentou desbaratar quadrilha que extorquia dinheiro de empresários da cidade em benefício próprio.

Sumiço

A Câmara de Santo André instaurou sindicância interna para investigar sumiço de algumas páginas do relatório da CPI que apurou suposto esquema de propina na cidade. Segundo o presidente da Casa, Luiz Zacarias (PL), não há previsão para conclusão do trabalho, desde que o suspense seja esclarecido. “Não sei o que aconteceu”, afirmou Zacarias. O desaparecimento das páginas foi levantado por funcionários do Poder Legislativo, mas não se sabe exatamente quando. O comentário é que o próprio Zacarias teria pedido uma verificação nos documentos depois que dois petistas analisaram o relatório: o vereador Antonio Leite, que presidiu a CPI, e a presidente do PT, Cristina Pechtoll, que pediu licença do cargo de diretora administrativa da Câmara.

CPI da Estância

O vereador Wagner Lino (PT), de São Bernardo, pediu a instalação de uma CPI para apurar possíveis irregularidades em todos os bares e casas noturnas da cidade. O objetivo é verificar as condições de segurança, estrutura, equipes de socorro, ambulatórios e venda de bebidas para adolescentes. “Grandes eventos sempre estão associados a muita bebida, mortes, violência e pancadaria. Por isso, a CPI deverá apurar as responsabilidades, apontar soluções e tomar medidas cabíveis”, disse o vereador. O pedido de CPI elaborado em 28 de setembro e tem apenas quatro assinaturas, das sete necessárias para que seja apreciado em plenário. A iniciativa do parlamentar é conseqüência da morte de um adolescente de 16 anos na Estância Alto da Serra, em São Bernardo, no mês passado.

Números

Foi liberada ontem (7) a consulta ao quinto lote de restituições do Imposto de Renda da pessoa física (IRPJ) deste ano, referente ao exercício de 2004. O dinheiro estará disponível para saque a partir do dia 17 e será corrigido em 8,76%, referentes à taxa Selic entre maio e setembro e 1% de outubro. Para saber se foi incluído no lote, o contribuinte também pode ligar para o telefone 0300780300, ou acessar o site da Receita http:// www.receita.fa-zenda.gov.br. Neste lote foram processadas 1.781.652 declarações, das quais 1.481.574 terão direito à restituição. Outras 148.440 terão imposto a pagar.

Frases

?Não vou renunciar?, frase do deputado federal Professor Luizinho ontem (7) após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes